A colheita da safra brasileira de soja 2022/23 atingiu na quinta-feira passada (23) 33% da área cultivada, em comparação com 25% na semana anterior e 43% um ano atrás, de acordo com dados da AgRural, divulgados hoje.
Conforme o levantamento, enquanto Mato Grosso entra na reta final dos trabalhos ainda com chuva, mas já recuperado do atraso inicial, outros Estados agora enfrentam dificuldade para avançar em virtude das precipitações, com destaque para Paraná e Mato Grosso do Sul.
Milho – A colheita da primeira safra de milho 2022/23, de verão, alcançou na quinta passada 27% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 19% na semana precedente e 37% um ano atrás.
Já o plantio da safrinha de milho 2023 alcançou na quinta 55% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, com bom avanço sobre os 40% da semana anterior. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 63% de um ano atrás, de acordo com dados da AgRural. “Com Mato Grosso e Goiás alinhados à safra passada, a preocupação agora fica por conta do atraso no Paraná e em Mato Grosso do Sul”, comentou a AgRural.