• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Com novo centro de distribuição em Hidrolândia (GO), Petz mira expansão no Centro-Oeste, Nordeste e Norte

Centro tem como alvo cidades com mais de 100 mil habitantes e começou a funcionar neste mês de junho

STG News Redação por STG News Redação
30 de junho de 2022
em Negócios
0
Com novo centro de distribuição em Hidrolândia (GO), Petz mira expansão no Centro-Oeste, Nordeste e Norte

(Na foto: Loja da Petz/ Divulgação)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Goiânia Empresas (GO) – Em março deste ano, pela primeira vez na história da Petz, varejista líder de mercado de produtos para animais de estimação, as vendas das lojas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste responderam por mais da metade do faturamento total da rede. Elas superaram a participação dos pontos de venda no Estado de São Paulo que, até então, era o principal mercado da companhia.

Esse foi o sinal verde para que a varejista investisse no primeiro centro de distribuição (CD) fora do território paulista, a fim de apoiar o plano de expansão para outras regiões do País. Hoje, a varejista tem 185 lojas físicas, das quais 54% no Estado de São Paulo. Dois anos atrás, 65% dos pontos eram paulistas.

O CD, que vai sustentar a etapa de expansão nacional da Petz e tem como alvo cidades com mais de 100 mil habitantes, começou a funcionar neste mês, no município de Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia. Com de 8,5 mil metros quadrados de área, é bem menor que os outros da companhia: um em Embu (SP), com 35 mil metros quadrados, e outro em Mauá (SP), de 13 mil metros quadrados.

No galpão alugado dentro de um condomínio logístico e que comporta expansões, a varejista investiu R$ 6 milhões para colocar o novo CD em operação. “É menos do que é gasto para abrir uma loja”, diz o vice-presidente de digital e supply chain, Marcelo Maia.

Localizado estrategicamente na região central do País, o CD vai permitir redução de 25% no tempo de viagem de um mês das mercadorias, que hoje saem de São Paulo para Manaus (AM). Também vai cortar pela metade uma semana de estrada de uma carreta de São Paulo até o Nordeste.

Nas contas da vice-presidente financeira da rede, Aline Penna, os caminhões vão rodar 260 mil quilômetros a menos por ano. Isso se reflete na menor emissão de gás carbônico, menor consumo de óleo diesel, um dos vilões da alta de custos.

Outro ponto é que essa base de distribuição deve dar mais rapidez às entregas do comércio online que responde por 30% das vendas da companhia. O grupo fechou o primeiro trimestre deste ano com faturamento bruto total de R$ 746,6 milhões, um avanço de 38,9% ante igual período de 2021.

As lojas da companhia funcionam com mini depósitos que abastecem o comércio online. Maia diz que a maior rapidez nas entregas vai possibilitar um volume menor de estoque nas lojas, reduzindo o risco de aplicação de recursos em mercadorias paradas nas prateleiras.

Também facilita a abertura de pontos de venda menores, o que aumenta a capilaridade da varejista. Hoje, uma loja padrão da rede tem entre 700 e 1.000 metros quadrados. Mas ele vê espaço para pontos de vendas mais compactos, especialmente neste momento no qual a companhia pretende estrear em novos mercados.

“O que a Petz está fazendo é jogar o osso lá na frente para o cachorrinho, a empresa, correr”, brinca o consultor de varejo Eugênio Foganholo, sócio da Mixxer Desenvolvimento Empresarial.

Ele diz que quanto mais a empresa acelerar a expansão nacional da rede de lojas, ela vai capturar o valor dessas novas oportunidades de mercado oferecidas fora do Estado de São Paulo.

O consultor destaca que o mercado de produtos para animais de estimação tem se mostrado muito resiliente a crises e que hoje há relativamente poucos concorrentes com alta competência para explorar as novas oportunidades. Ele não considera que a expansão para fora do Estado de São Paulo indique que o mercado paulista esteja saturado.

A corrida para ser o primeiro a chegar num mercado fora do Estado de São Paulo, segundo os executivos da Petz, dá uma vantagem competitiva muito grande em relação à concorrência, como a Cobasi, que é a empresa pioneira nesse setor com formato de megalojas e iniciou as operações em 1984. “Quando chego antes da concorrência numa região, crio o mercado, gero a fidelização e pego os melhores pontos comerciais”, explica Aline.

Quando houve a nacionalização no setor de hipermercados no final dos anos 1990, Maia lembra que foi exatamente esse movimento que aconteceu. A rede portuguesa Sonae comprou o Big no Sul, a americana Walmart adquiriu o Bompreço no Nordeste e quando Carrefour tentou entrar nessas praças teve uma dificuldade enorme porque os concorrentes já estavam lá. “No varejo, ser o primeiro a chegar é muito importante”, afirma o executivo, que aprendeu com as lições do Carrefour.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
Tags: Destaque HomeGoiânia EmpresasLogísticaMercado petPetz
Post Anterior

Grupo Sallo investe R$ 4 milhões em Máquinas de Bordado Computadorizada Multifuncional

Próximo Post

Bancos adotam o WhatsApp como estratégia para atrair clientes avessos a aplicativos

Próximo Post
Bancos adotam o WhatsApp como estratégia para atrair clientes avessos a aplicativos

Bancos adotam o WhatsApp como estratégia para atrair clientes avessos a aplicativos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade