Rondonópolis Empresas (MT) – O crescimento do comércio online – um fenômeno causado pela pandemia da Covid-19 – fez aumentar em 37% o número de vagas de emprego abertas para o setor de logística. E esse avançou é referente somente aos cinco primeiros meses de 2021.
Os dados são de um levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE). Eles apontam que, de janeiro a maio, foram abertas 13.544 oportunidades de trabalho no país. No mesmo período do ano passado, elas não passaram de 9,8 mil.
Para Marcelo de Abreu, CEO do BNE, a explicação é mesmo a mudança de comportamento dos consumidores e, consequentemente, do comércio, que se voltou para internet. “Vimos um aumento das vagas desde o ano passado”. Em 2020, o setor de logística empregou 10% a mais de pessoas que no ano anterior: 2019.
Os profissionais mais procurados
- Motorista
- Estoquista
- Operador de empilhadeira
- Entregador
- Motorista de caminhão
- Auxiliar de expedição
- Auxiliar de almoxarifado
- Auxiliar de estoque
- Conferente de estoque
- Ajudante de carga e descarga
Segundo Marcelo de Abreu, os meses em que é mais fácil conseguir um emprego nessa área são janeiro e fevereiro. “Janeiro costuma ser um dos melhores meses no ano. Há 77% de aumento da movimentação do mercado de trabalho”, comenta.
Qual a importância do conhecimento sobre logística para gestores?
A pandemia deixou uma série de consequências para economia global. Segundo dados do consórcio Boa Vista Serviços, aproximadamente 12,7% das empresas de todo o Brasil entraram com o pedido de falência. Por isso é importante que empreendedores tenham maior conhecimento sobre logística e as áreas operacionais de seus negócios.
O bom gestor deve ter estratégias voltadas para a formação de equipes e na obtenção de resultados dentro da indústria. O coordenador do curso de pós-graduação MBA em Logística 4.0 e Supply Chain Management da UNIALFA, Juliano Borelli, explica que este profissional deve estar alinhadas as novidades que regem o mundo dos negócios. “Ele deve estar atento ao cenário que as empresas estão vivendo atualmente.”
Esses especialistas devem ter uma visão sistêmica e aprofundada sobre a logística empresarial, tanto de seu próprio negócio quanto do mercado de trabalho como um todo. Para Juliano Borelli, estes profissionais devem se expor frente as demais áreas relacionadas com a empresa.
Com o objetivo de capacitar pessoas que atuam nas áreas de finanças, controladoria, logística, recursos humanos, suprimentos tecnologia da informação, o Centro Universitário Alves Faria oferece o MBA em Logística 4.0 e Supply Chain Management. O curso conta com professores que somam mais de 20 anos de experiência e atividades com aplicabilidades práticas.