Brasília Empresas (DF) – A capital do País trouxe desenvolvimento para o centro do mapa e, com isso, algumas regiões próximas, como Goiás, passaram a ser mais conhecidas e até destino turístico, a citar a cidade Pirenópolis. É de fundamental importância, portanto, uma troca justa: é com esse pensamento que a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF) planeja trazer moradores dessa região para conhecer Brasília.
Localizada a 150km de Brasília, Pirenópolis é um dos destinos preferidos dos brasilienses. Mas será que os moradores de lá conhecem a nossa cidade? A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, assina nesta segunda-feira, 13, um Termo de Cooperação Técnica para implementar o Programa de Turismo Cívico e Pedagógico — o foco é proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino a visita aos monumentos do quadradinho.
“Esse programa propicia à criança, alunos principalmente do ensino fundamental, um conhecimento da capital do país, fora da sala de aula e por meio de uma rota turística”, explicou a secretária.
Mendonça discorreu acerca da importância da História no aprendizado dos jovens e a forma com que a história viva da capital pode auxiliar no compreendimento da matéria e da formação do indivíduo.
“Ele vai além dos monumentos, ensinando sobre a história do Brasil e ajudando a criar um cidadão com mais amor à pátria e que seja exemplo para as gerações futuras, de como unir a educação com a atividade econômica do turismo e alavancar uma plataforma de desenvolvimento que é realidade em países como os Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha e Japão”, afirmou Vanessa Mendonça, ao GPS|Lifetime.
O acordo foi firmado pela secretária de Turismo do DF e o prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, durante o Encontro Regional de Secretários e dirigentes de Turismo do Centro-Oeste, promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur). É válido lembrar que, há alguns meses, Brasília também firmou cooperação turística com diversas outras cidades do País.
“O turismo cívico é um case da nossa capital, que é única e somente aqui pode surgir uma programação assim. Brasília é a capital de todos os brasileiros e realizar um projeto como o do Turismo Cívico Pedagógico ressignifica o monumento e dá a ele a importância histórica de sua existência”, explicou a secretária.