A venda de cotas de consórcios bateu novo recorde no primeiro semestre de 2023 segundo a Associação Brasileira de Administradores de Consórcios (ABAC), com 1,99 milhão de novas cotas, com incremento, a partir das novas adesões, acumulando R$ 144 bilhões. O número, que é validado pelo Banco Central, representa uma expansão de 20,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o Diretor de Negócios do Sicoob Unicentro Norte Brasileiro, Marco Moisés, o consórcio é um modo muito mais barato de adquirir bens e serviços. É um estímulo ao planejamento e uma defesa contra a volatilidade do mercado. Você financia a totalidade desses bens em parcelas programadas onde não há juros, há somente taxas de administração fixas.
Para o brasileiro o conforto de um lar, um automóvel e o estudo superior é essencial. “Os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, assim como as prioridades. Dessa forma, o sonho financiado muitas vezes pode virar um pesadelo, por isso é necessário pensar nos melhores planos e mais segurança e estabilidade no investimento em consórcio. O Sicoob auxilia o cooperado no planejamento financeiro, que pode ser adequado a qualquer condição financeira e abrange diversos produtos e serviços. A ausência de juros e entrada torna a opção mais barata do que outras modalidades de crédito, especialmente em momentos de alta da Selic” comentou Marco Moisés.
Curiosidade
Segunda a ABAC, no início da década de 60, com a instalação da indústria automobilística no território nacional e em decorrência da falta de oferta de crédito direto ao consumidor, funcionários de um banco público tiveram a ideia de formar um grupo de amigos, com o objetivo de constituir um fundo suficiente para aquisição de automóveis para todos aqueles que participassem da arrecadação dos recursos. De forma inovadora à época, eles se uniram e cada um contribuiu com uma parcela do valor do carro que, somadas, permitiriam a sua aquisição. Mas, de quem seria aquele primeiro veículo? A solução foi simples: sorteá-lo. Surgiu, assim, no Brasil, o consórcio, mecanismo de concessão de crédito isento de juros, que tem por finalidade a aquisição de bens e serviços. Nos anos seguintes, o modelo de investimento programado se espalhou por vários países das Américas, Europa e África.