No primeiro trimestre de 2025, o Brasil registrou um aumento expressivo no empreendedorismo. De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) aumentou 35%, enquanto as micro e pequenas empresas tiveram alta de 28% em relação ao mesmo período de 2024. Este avanço reforça a importância dos pequenos negócios para a economia nacional, que já respondem por 26,5% do Produto Interno Bruto (PIB). E é nesse cenário que o cooperativismo de crédito vem se consolidando como uma alternativa mais justa, acessível e sustentável para esse público. Um exemplo é a cooperativa financeira Sicoob UniCentro Br, que apenas em 2025 já destinou R$ 628 milhões em crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), superando os volumes registrados nos anos anteriores.
“Hoje o empreendedor busca mais do que crédito: ele quer uma relação financeira que faça sentido, baseada em transparência, proximidade e benefícios reais para o seu negócio”, explica a superintendente de desenvolvimento de negócios do Sicoob UniCentro Br, Luciana Bernardes. Atualmente, as MPMEs representam 30% da base total de cooperados da instituição. No universo de pessoas jurídicas, esse percentual sobe para 98%, respondendo por 38% de todo o crédito concedido pela cooperativa. Ela conta ainda que os setores que mais têm recorrido aos serviços da instituição são o de saúde, seguido pelo agronegócio, comércio e serviços, além de empresas que atuam no mercado internacional.
Com atuação nos estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo e no Distrito Federal, a cooperativa tem se destacado como protagonista no fortalecimento da economia local. Com resultados expressivos, a instituição reforça seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), princípio que também inspirou a criação do Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas, celebrado em 27 de junho, por iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas. “Cada recurso concedido é, na prática, um investimento no comércio, nos serviços e na geração de empregos na região. Isso reverbera na renda, no desenvolvimento e na sustentabilidade das comunidades onde atuamos”, destaca o gerente executivo de desenvolvimento de negócios da cooperativa financeira, Tulio Alves Teles.
Expansão com foco no pequeno negócio
A estratégia do Sicoob UniCentro Br para o setor inclui produtos personalizados, como linhas de crédito para capital de giro e financiamentos por meio de linhas comerciais, além de programas de crédito como FAMPE, Pronampe e FGI-PEAC, disponibilizados por fundos garantidores que apoiam o empreendedorismo. A cooperativa também atua fortemente com operações via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). Para os cooperados que atuam no comércio exterior, estão disponíveis as linhas de Trade Finance: Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC), Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) e Financiamento à Importação (Finimp).
Diferente das instituições financeiras tradicionais, o cooperativismo de crédito disponibiliza não apenas taxas mais competitivas e menos burocracia, mas também um modelo em que os próprios cooperados participam dos resultados. “O crescimento dos nossos cooperados é o nosso próprio crescimento. Por isso, além de crédito, oferecemos consultoria financeira, atendimento humanizado e soluções compatíveis com a realidade de cada negócio”, avalia o também gerente de desenvolvimento de negócios do Sicoob UniCentro Br, Luciano Carvalho.
Para os próximos meses, ele revela que a cooperativa aposta na ampliação das operações destinadas às MPMEs, com foco em operações de varejo e expansão regional, mantendo o compromisso de fomentar o empreendedorismo, gerar desenvolvimento e fortalecer o tecido econômico das comunidades. “O cooperativismo de crédito não é apenas uma solução financeira; é uma ferramenta de transformação econômica e social. E é nesse caminho que seguiremos, com atenção às pequenas e médias empresas, que são a verdadeira espinha dorsal da economia brasileira”, finaliza Luciano.
Sobre o Sicoob UniCentro Br
É uma cooperativa financeira de livre admissão que possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, em Goiânia, administra R$ 9,5 bilhões de ativos e conta com mais de 100 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi