Brasília Empresas (DF) – O Distrito Federal ocupou a terceira posição no ranking entre as Unidades da Federação com o maior percentual de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022. Com 26.912 registros no período entre maio e agosto, o DF registrou crescimento de 5,1% sobre o resultado do primeiro quadrimestre do ano.
O tempo médio para a abertura de uma empresa, no DF, era de 20 horas ao final do segundo quadrimestre (posição de agosto). Isso representa alta de 11,1% sobre o prazo verificado ao final do primeiro quadrimestre (18 horas, em abril).
Os dados são do Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia, atualizado no dia 09 de setembro.
O prazo médio para abertura de uma empresa, considerando a média de todo o Brasil, caiu para 23 horas ao final do segundo quadrimestre deste ano (ou seja, em agosto). É o menor tempo médio já registrado. O patamar atual representa queda de 17 horas (42,5%) em relação ao primeiro quadrimestre do ano (encerrado em abril).