O final do ano é um momento de festas com a família, confraternizações, férias, presentes e… gasto fácil. A falta de organização nesse período é um dos principais fatores que levam ao endividamento logo no início do ano. Mas quando o dinheiro é bem planejado e utilizado da maneira correta, pode desviar-se das dívidas com mais facilidade.
Para a organização das finanças pessoais, é necessário um bom planejamento e uma preparação para despesas previsíveis do início do próximo ano. A maioria das pessoas entra em janeiro com despesas comuns de custos, impostos, mensalidade, reajustes contratuais e contas para pagar. Sem o planejamento adequado o indivíduo entra em restrição. Quando a organização financeira é feita antes da virada, o resultado é muito menor.
Por isso, a SF Barros Contabilidade preparou algumas dicas de como fechar o ano com a conta em dia e sem restrições para o início do ano:
1 – Faça um fechamento financeiro do ano, como se fosse uma empresa
Assim como as empresas precisam de balanços anuais, pessoas físicas também devem fechar o ano analisando as receitas, despesas e compromissos assumidos ao longo dos meses.
O ideal é listar a renda total anual; gastos fixos mensais; gastos variáveis; dívidas ativas e compromissos parcelados; Após o levantamento, identifique os desequilíbrios para compreender se o padrão de vida está compatível com a renda mensal.
2 – Antecipe as despesas obrigatórias do início do ano
Um erro comum é tratar janeiro como um mês comum, quando na prática ele concentra diversas despesas extras. IPVA, IPTU, seguro, material escolar, reajustes de planos e serviços que tendem a pressionar o orçamento logo nos primeiros meses.
A recomendação é estimar esses valores ainda em dezembro e deixar guardado a quantia, ou pelo menos uma parcela, destinada para cada um deles.
3 – Use o 13º salário de forma responsável
O 13º salário pode ser a solução ao ser utilizado para priorizar as despesas previsíveis do início do ano, dívidas, formação ou reforço de reserva financeira
“O 13º bem planejado evita que a pessoa recorra ao crédito logo em janeiro,”, afirma o diretor Gabriel Barros.
4 – Revise gastos recorrentes e despesas pouco percebidas
Assinaturas digitais, serviços automáticos e taxas bancárias são exemplos que passam despercebidos, mas alteram o orçamento. Esses gastos “silenciosos”, quando somados, podem representar uma boa parcela da renda mensal. Por isso, revisar contratos e serviços é uma medida simples, mas muito útil.
5 – Seja consciente nas decisões
Antes de assumir novos gastos ou compromissos, avalie se cabem no seu orçamento e se fazem sentido dentro do seu planejamento financeiro.
Tudo nessa época se torna mais “chamativo”, porém, compras por impulso, parcelamentos longos e uso excessivo do crédito podem comprometer a renda dos próximos meses e reduzir a capacidade de pagamento.
“A orientação é que cada decisão financeira seja tomada com base na renda consistente, no que já está sendo pago e as obrigações previstas. Evite escolhas que pressionem o orçamento no curto e médio prazo.” Diz Gabriel
6 – Crie metas financeiras para o próximo ano
Definir metas pode ser um grande aliado na hora de se planejar, Se você deseja reduzir gastos, quitar dívidas ou iniciar uma reserva financeira, as metas auxiliam a manter uma disciplina maior. Para a realização das metas, é preciso de reserva.
8 – Considere apoio contábil para decisões pessoais
Muitas pessoas associam contabilidade apenas para os negócios, mas o acompanhamento para pessoas físicas também é uma grande mão para organizações pessoais.
A contabilidade para pessoas físicas dá auxílio para estruturar a vida financeira com visão de longo prazo. É um investimento para a saúde financeira.
Organizar a vida antes da virada do ano é um gesto de cuidado com o próprio futuro. As decisões deixam de ser tomadas no impulso quando há planejamento, informação e orientação. “É necessário aprender a gastar e ter consciência dos próprios gastos, criando uma relação mais saudável e equilibrada com o dinheiro ao longo de todo o ano, você volta a estar no controle das suas finanças pessoais.” Finaliza o Diretor da SF Barros.
Sobre a SF Barros Contabilidade
Fundada em 2005, a SF Barros é referência em contabilidade consultiva no Estado de São Paulo, com atuação em todo o território nacional. O escritório atende a mais de 800 clientes ativos, entre pessoas físicas e jurídicas, oferecendo soluções em contabilidade, fiscal, trabalhista, legalização de empresas, BPO financeiro e recuperação de créditos tributários. Com uma equipe de 50 profissionais e um modelo de atendimento personalizado, a empresa combina tecnologia e proximidade para entregar resultados mais estratégicos, seguros e modernos.
Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica










