Mais de 5 milhões de brasileiros têm valores acima de R$ 100 a receber por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR), conforme dados recentes do Banco Central (BC). Desses, 931,8 mil pessoas possuem mais de R$ 1 mil para sacar. Esse montante, comumente referido como “dinheiro esquecido”, está disponível para resgate na plataforma do SVR, lançada em março de 2023. Por meio do site, é possível consultar se há valores esquecidos em instituições financeiras, como bancos, consórcios e cooperativas de crédito. Até o final de julho deste ano, 22 milhões de pessoas já resgataram valores por meio do sistema.
O presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, destaca a importância da consulta e resgate desses valores. “Para consultar se há dinheiro esquecido, o titular deve acessar o site do SVR, fazer login com a conta gov.br, ir em ‘Consulte valores a receber’, preencher os campos solicitados e clicar em ‘Consultar’”, explica, destacando que caso haja recursos disponíveis, será necessário informar a chave Pix para que o valor seja depositado. “O envio do dinheiro ocorre em até 12 dias úteis, podendo a instituição entrar em contato para confirmar as informações”, completa Henrique Ricardo.
Além disso, o presidente do CRCGO ressalta a importância do suporte de um contador nesse processo. “Embora a plataforma seja acessível, contar com a ajuda de um contador pode facilitar o processo, especialmente para aqueles que não estão familiarizados com procedimentos financeiros ou enfrentam dificuldades na navegação pelos sistemas digitais”, conclui Henrique Ricardo.
Evite golpes
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás alerta que todos os serviços oferecidos pelo Sistema de Valores a Receber são totalmente gratuitos. O Banco Central não envia links nem faz contatos para tratar sobre valores a receber ou confirmar dados pessoais. Além disso, não é necessário pagar qualquer valor para acessar os recursos disponíveis. Apenas a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode contatar o usuário, e ela nunca solicitará a senha do titular. Para evitar golpes, é fundamental não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou qualquer outra plataforma de comunicação.
Projeto de Lei
Na última quarta-feira (12), foi aprovado um projeto de lei que autoriza o governo a recolher os recursos não resgatados pelos correntistas. O projeto agora aguarda a sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que pode vetar partes ou o texto completo da proposta. Se sancionado, os titulares terão um prazo de 30 dias após a publicação da norma para resgatar os valores; após esse período, os recursos serão transferidos para o Tesouro Nacional.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi