Campo Grande Empresas (GO) – A Usina Termelétrica (UTE) Onça Pintada, localizada no município de Três Lagoas e que pertence à Eldorado Brasil – fabricante de celulose – completou um ano de operação.
Marcelo Martins, gerente-geral industrial da empresa, destacou que – em abril deste ano – a UTE Onça Pintada comemorou um ano de operação, com a geração de 321.800 megawatts hora (Mwh) de energia e tornou-se referência em sustentabilidade.
De acordo com Marcelo Martins, nos seis primeiros meses deste ano foram gerados mais de 70 mil Mwh hora da chamada energia verde.
Isso porque o projeto utiliza tecnologia desde a retirada de tocos e raízes de eucalipto, que antes seriam descartados, até a transformação da energia com a biomassa sem emissão de poluentes na atmosfera.
Segundo Marcelo Martins, o projeto da fábrica foi concebido para ser autossuficiente em energia elétrica e ter capacidade extra, que poderia ser comercializada no mercado.
“E é justamente isso que ocorre”, acrescenta Martins.
Por hora, são produzidos em torno de 50 Mwh hora de energia de fonte limpa e renovável para exportação ao mercado nacional.
A UTE Onça Pintada tem capacidade para abastecer uma cidade de 700 mil pessoas – tudo com biomassa feita de tocos, raízes e madeira inservível de eucaliptos plantadas em florestas cultivadas pela companhia em Mato Grosso do Sul.
Questionado sobre planos de expansão da capacidade em produzir energia limpa, Marcelo Martins respondeu: “Por ser um projeto jovem e muito tecnológico, ainda estamos acompanhando toda a evolução. E esta está nos surpreendendo e atendendo nossas expectativas em resultados. Ainda seria cedo para um projeto de expansão para este segmento”.