O ano de 2025 consolidou o avanço da eletrificação no mercado automotivo brasileiro e sinalizou uma transformação estrutural do setor, que tende a ganhar ainda mais força em 2026. Segundo especialista da Umuarama Concessionárias, os veículos eletrificados vêm ampliando de forma consistente sua participação no mercado nacional. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o segmento encerrou o ano passado com crescimento recorde de 26% em relação ao ano anterior.
Ainda segundo o levantamento, o desempenho foi significativamente superior ao do mercado automotivo brasileiro, que registrou expansão em relação às vendas de veículos leves de apenas 2,6% no mesmo período. “Essa diferença de ritmo mostra que o consumidor está cada vez mais aberto às tendências de eletrificação. Para 2026, a expectativa é de cenário positivo, puxado principalmente pela consolidação dos modelos híbridos”, afirma Ary Jorge, CEO da Umuarama Concessionárias.
Um dos principais destaques foi o avanço dos veículos híbridos convencionais (HEV) e híbridos flex (HEV Flex), que passaram a representar 19% do total de eletrificados vendidos. Entre os modelos híbridos mais vendidos do ano estão o Toyota Corolla e o Toyota Corolla Cross, consolidando a Toyota como uma das três fabricantes que mais comercializam veículos híbridos no país.
“Hoje, a marca analisa as características de cada mercado e, no Brasil, o veículo híbrido se mostra a solução mais sustentável e realista. Por combinar motor a combustão e elétrico, os modelos atendem melhor às necessidades do consumidor enquanto o país ainda avança na expansão da infraestrutura especialmente para viagens de longa distância”, explica Ary.
Outro fator relevante é a descentralização das vendas, com o Centro-Oeste respondendo por 15,2% do total comercializado de eletrificados em 2025. Para Ary, o dado reforça o potencial de crescimento do mercado de eletrificados em regiões estratégicas, especialmente em cidades médias e polos do agronegócio.
“A expectativa para esse ano é de ampliação do portfólio de modelos, maior competitividade e crescimento contínuo da participação dos híbridos no mercado. Estamos diante de uma mudança estrutural no setor automotivo”, conclui o CEO da Umuarama Concessionárias.
Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica









