O LIDE Goiás tem se destacado por apoiar a inovação entre seus filiados, e na última semana, duas empresas ligadas ao grupo de líderes empresariais foram contempladas no projeto Tecnova III do Programa Nacional de Apoio à Inovação (PNI). A Nexo Brasil – ligada ao Instituto de Tecnologia Anexo -, do empresário Wister Alves, e a Yellot, de Pedro Bouhid, foram selecionadas para receber recursos financeiros destinados à transformação de suas inovações em produtos que chegarão ao mercado. Segundo Wister Alves, o projeto visa não apenas o avanço tecnológico, mas também o fortalecimento da economia local, com a geração de empregos e devolve aos entes públicos recursos financeiros por meio de tributos.
Além do destaque no PNI, Wister intermediará na próxima segunda-feira um debate com a presença do ex-ministro e senador, Marcos Pontes. O evento promovido pelo LIDE Goiás em parceria com a FIEG e o Instituto de Tecnologia Anexo possui vagas limitadas para filiados e convidados. “A jornada da inovação pode ser longa e difícil, mas é fundamental para alcançar a rentabilidade”, destaca o empresário.
Segundo ele, a inovação, embora essencial para o crescimento das empresas, é um processo repleto de desafios. Alves aponta que muitos empreendedores enfrentam dificuldades devido à ansiedade e ao medo do erro. “Se você não está errando, você não está inovando o suficiente”, afirma, citando Elon Musk. Wister acredita que o erro faz parte do processo de inovação enquanto oportunidade de aprendizado para melhorar os produtos e processos. A chave para o sucesso está em entender que os erros iniciais não são falhas, mas etapas necessárias para o aperfeiçoamento.
O caminho da inovação
Wister Alves explica que, inicialmente, os produtos inovadores são distribuídos de forma limitada, mas com o tempo, à medida que ganham tração e eficiência, conseguem alcançar o mercado em larga escala. A inovação, portanto, não é apenas sobre criar algo novo, mas sobre transformar isso em um produto rentável que traga retorno financeiro. Ele ainda destaca a história inspiradora de Marcos Pontes, o astronauta brasileiro, como exemplo de superação, lembrando que, mesmo diante de dificuldades, a persistência é essencial para alcançar os objetivos.
Tecnova III
Em Goiás, o Projeto Tecnova III contabilizou 102 propostas submetidas ao edital por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). De acordo com a fundação, o número é um recorde para a iniciativa, que recebeu aporte de R$ 16 milhões do Governo de Goiás. Na última edição, em 2019, o estado havia destinado R$ 4,2 milhões ao Tecnova II, que contou com 45 participações.
Agenda
Na terça-feira (26/11), o LIDE Goiás realizou em parceria com a Blue 3 Investimentos – “Perspectivas Econômicas para 2025” com o ex-ministro de infraestrutura, João Santana, e o economista e especialista em mercado financeiro, Glauco Cavalcanti. Em suas falas, os palestrantes destacaram um panorama econômico complexo, com desafios e oportunidades em diferentes partes do mundo. Segundo eles, o cenário global está marcado por políticas protecionistas, ajustes fiscais e a busca por estabilidade em meio a mudanças estruturais significativas.
Sobre o LIDE Goiás:
O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização com mais de 20 anos que reúne executivos dos mais variados setores de atuação. Em Goiás, a gestão do grupo é presidida pelo empresário André Luiz Rocha, pelo diretor executivo Cledistonio Júnior e Mauro Chemale. A iniciativa desenvolve atividades por comitês temáticos, entre eles o LIDE Mulher, que fomenta a equidade de gênero nas organizações e o diálogo entre lideranças. O propósito do LIDE Goiás é potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi