Campo Grande Empresas (MS) – A empresa Engepar Engenharia e Participações venceu licitação da prefeitura de Campo Grande, no valor total estimado de R$ 12,5 milhões, para implantar um corredor de ônibus na Avenida Marechal Deodoro.
O aviso de resultado foi publicado na edição desta terça-feira (15) do Diário Oficial da Capital (Diogrande). Não foi divulgado o valor oferecido pela empresa.
Essa obra é a última parte da implantação do Corredor Sudoeste do transporte coletivo. A via será recapeada, começando em frente ao Terminal Bandeirantes e atravessará a rotatória com a Avenida Manoel da Costa Lima.
A partir daí, início do trecho em pista dupla, a faixa exclusiva de ônibus será implantada rente ao canteiro central, com estações de pré-embarque. prazo de execução é de um ano, a partir da assinatura da ordem de serviço.
Os dois primeiros braços do Corredor Sudoeste do transporte coletivo já estão quase prontos. No trecho Guia Lopes/Brilhante, está sendo feita as sinalizações horizontal e vertical, além de instaladas as 5 estações programadas para o trecho de 2,2 km.
Na sequência, virão novos semáforos. Os 3,8 km da Bandeirantes estão recapeados e ainda neste mês começa a sinalização e serão concluídas as sete estações.
Corredores de ônibus
A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte, já está recapeada. O Corredor Norte vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia.
Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana, em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (região Norte),passando pelo Centro da cidade.
O Corredor Sudoeste liga os terminais Aero Rancho e Bandeirantes ao Centro da cidade.
Segundo os técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, com as pistas exclusivas, os ônibus deixam de disputar espaço no trânsito com os demais veículos. Com isso, a expectativa é aumentar em até 62% a velocidade média (de 16 para 25 km/h) dos coletivos.