Brasília Empresas (DF) – Embora ainda esteja no início, o ano de 2022 já se tornou especial para o escritório brasiliense Bloco Arquitetos. Fundado pelos arquitetos Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, o escritório recebeu dois importantes prêmios da arquitetura, um nacional e um internacional: o Prêmio Instituto Tomie Ohtake – Akzonobel e o primeiro lugar no concurso Building of The Year, do portal Archdaily.
“Esses prêmios são de suma importância para ajudar a divulgar o nosso trabalho em lugares ainda mais distantes, muito além das nossas fronteiras. Além disso, a divulgação pode desencadear um interesse crescente de clientes de fora da cidade, pela arquitetura feita no Quadradinho. Temos feito projetos em outros estados do Brasil e começamos a projetar nossa primeira casa para um cliente americano nos Estados Unidos”, contou Henrique Coutinho em entrevista ao GPS.
Com os três fundadores formados pela Universidade de Brasília (UnB), é inegável a influência da cidade nos projetos do Bloco.
“Brasília tem a sorte de ter obras de grandes arquitetos que vieram de outros estados. Portanto, não partimos de uma “folha em branco”, vemos nossa obra e a obra de alguns dos nossos colegas como uma continuidade dessa tradição, se é que podemos dizer assim, mas adaptada obviamente à conjuntura construtiva e socioeconômica atual.”, disse Henrique.
Para manter viva a arquitetura da capital, os arquitetos do Bloco administram a conta Brasília Moderna, que é uma iniciativa de registrar e divulgar a arquitetura construída nas primeiras décadas de vida da cidade em uma conta no Instagram.
Fundado em 2008, o Bloco Arquitetos conta com uma equipe diversificada com formações, experiências e interesses diferentes. Segundo os sócios, o escritório de arquitetura acredita que cada projeto pode ser uma poderosa ferramenta de transformação de seu contexto, e é com essa perspectiva vem colecionando premiações nacionais e internacionais nos últimos tempos.
Conheça os projetos premiados
O Prêmio Instituto Tomie Ohtake – Akzonobel é um dos mais importantes eventos de arquitetura contemporânea no Brasil. O Bloco Arquitetos já teve a oportunidade de estar entre os finalistas e participar das exposições quatro vezes até que, neste ano, o grupo conquistou o prêmio com o projeto A Casa Palicourea. A habitação/ateliê foi erguida na Chapada dos Veadeiros com o princípio básico de construir algo em equilíbrio com o bioma do Cerrado brasileiro.
O concurso ‘Building of The Year‘, o qual o Bloco também foi ganhador, é uma disputa internacional promovida pelo Archdaily, o site de arquitetura mais visitado do mundo. O projeto premiado foi um escritório de advocacia feito em parceria com a arquiteta Renata Dutra. A proposta reutiliza uma estrutura de concreto parcialmente demolida de uma casa no Lago Sul.