Brasília Empresas (DF) – Trabalhar de casa já se tornou uma realidade consolidada. Grandes empresas tiveram que acelerar o processo de adaptação ao formato home office, possibilitando a continuidade das atividades mesmo em tempos de isolamento, exigido pela pandemia do Covid-19. Mas após este período de mais de um ano de pandemia, surgiram preocupações relevantes quanto à produtividade, à saúde mental e física dos colaboradores, que passaram a improvisar os espaços domésticos para o trabalho, nem sempre de forma satisfatória.
Escritórios fechados, empresas realizando rodízio de funcionários, redução de carga horária, falta de estrutura apropriada para trabalhar, fazem parte da nova forma de trabalho. Embora o home office já faça parte da realidade de muita gente, muitos trabalhadores ainda não entraram nesse ritmo, e preferem, ou necessitam de um ambiente estruturado para manterem a rotina, e é aí que os espaços colaborativos (coworkings) se encaixam, e trazem o conforto necessário para o funcionamento híbrido das empresas, ou para os trabalhadores de qualquer segmento que queiram sair da rotina do trabalho em casa, ou até estudantes e empreendedores que precisem de um espaço adequado para realizar as suas atividades.
A locação de um ambiente compartilhado oferece, além da estrutura, a descontração e a praticidade de convívio com outros usuários de forma segura, o que, em si só, já torna o ambiente mais funcional e o trabalho mais produtivo. Ana Cristina Alvarenga, sócia proprietária do Yolo Coworking, aponta as vantagens de trabalhar em um espaço colaborativo.
“Além de toda a estrutura necessária, segurança e cuidados no combate ao Covid-19, o usuário conta com a flexibilidade de utilizar apenas quando for preciso, ou locar uma sala para sair da rotina do home office, podendo experimentar um formato inovador, trocando informações e percepções com pessoas e outras empresas, gerando networking, podendo pagar por um plano flexível de locação do espaço, o que possibilita autonomia para as empresas, além de ser uma forma de driblar os transtornos causados pelo isolamento”, ressalta a empresária.
Em entrevista a Organização das Nações Unidas (ONU News), o Professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Gabriel Delgado, destacou a importância do ambiente de trabalho para a saúde mental do trabalhador, confirmando a percepção da empresária.
“É importante tornar os ambientes laborais mais saudáveis, o elemento mais frequente nos quadros de desenvolvimento de ansiedade da depressão generalizada está ligado ao trabalho, por isso é preciso uma promoção do bem estar do ambiente”, destaca o especialista.
Após o decreto do Governo do Distrito Federal, possibilitando o retorno aos escritórios, o Yolo Coworking retomou as atividades, seguindo as regras que foram estabelecidas para o uso do espaço de acordo com as orientações dos órgãos responsáveis pela saúde, como o uso de máscara nas áreas comuns, disponibilização de álcool gel e copos descartáveis, limpeza constante dos espaços, mantendo o distanciamento e evitando o contato físico. Dessa maneira, o usuário pode desfrutar do ambiente de trabalho seguro, com as instalações necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho, além de uma vista espetacular para um dos principais pontos turísticos da cidade, a ponte JK, tornando a experiência mais prazerosa e confortável.
Sobre a Yolo – O Yolo, está localizado na Orla do Lago Paranoá, de frente para a ponte JK. O espaço ocupa o antigo Gazebo, e está sob o comando da empresária Ana Cristina e de seus filhos, Ana Carolina e Pedro Henrique. Um local para Coworking, eventos e café para quem quer aproveitar o melhor da vida, inclusive o trabalho. São quatro andares de estrutura, com 13 salas, 3 salas de reuniões, 24 estações de trabalho chamadas open desk, uma cokitchen, rooftop onde cabem até 150 pessoas e pode ser alugado para eventos sociais e corporativos, e um auditório multiuso.