Campo Grande Empresas (MS) – Mato Grosso do Sul encerrou agosto com saldo de US$ 2,816 milhões na balança comercial, 32% a mais na comparação com janeiro a agosto do ano passado.
Segundo a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Estado registrou volume de 4,4 milhões de toneladas no período.
A celulose permanece como o segundo produto mais exportado, mesmo com queda de 17,4% em relação ao ano anterior. Por outro lado, as exportações de óleos e gorduras vegetais e animais cresceram 135,7%, as de açúcar 263,5%, e as de ferro-gusa 325%.
“No caso da soja, tivemos um crescimento de 61% em relação ao volume exportado no ano passado, o que é um fator extremamente positivo. Quando nós comparamos em relação a valores, o aumento foi de 55%. Então, a gente já está hoje com 3,915 milhões de toneladas de soja exportadas no Mato Grosso do Sul, o que representa cerca de 40% da soja produzida em nosso Estado”, aponta Jaime Verruck, titular da Semagro.
A China continua sendo o principal destino das exportações de Mato Grosso do Sul, com 50,88% do total, seguida pela Argentina (4,4%) e Estados Unidos (4%).