• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Faturando mais de R$ 24,8 bi, franquias crescem 17,1% no Centro-Oeste

Em linha a esses números positivos, relativos a 2024, muitas marcas estão com forte plano de expansão para a região

STG News Redação por STG News Redação
31 de março de 2025
em Negócios
0
Faturamento de franquias cresce 12,8% no segundo trimestre

Freepik

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

O Centro-Oeste do Brasil teve um crescimento expressivo no setor de franquias, consolidando-se como um polo atrativo para investimentos nesse modelo de negócio. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Região obteve um faturamento de mais de R$ 24,8 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 17,1% em relação ao mesmo período de 2023. Já em número de unidades de franquia, o crescimento foi de 1,7% chegando a mais de 18 mil operações.

Para o diretor da Regional da ABF no Centro-Oeste, Eduardo Santinoni, os empreendedores têm olhado com mais atenção para o investimento na região e perceberam um grande potencial deste mercado.

“O crescimento expressivo de unidades e faturamento evidencia a força da região e sua importância para o desenvolvimento do setor no Brasil. Com uma infraestrutura cada vez mais aprimorada e um ambiente de negócios favorável, o Centro Oeste segue atraindo investidores e novos empreendedores, reforçando sua relevância no cenário nacional”, explica.

Os segmentos Alimentação, Saúde Beleza e Bem-estar, Educação Limpeza e Conservação e Serviços e Outros Negócios foram os destaques e com maior representação no faturamento da região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Planalto Central.

Em linha com estes movimentos, confira abaixo marcas de segmentos variados com planos de expansão representativos para os estados do Centro-Oeste:

5àsec

Maior rede de lavanderias do Brasil com 558 pontos de venda, o Grupo 5àsec conta com 58 operações na região Centro-Oeste do País, somando as duas marcas: 5àsec e LavPop. Com diferentes modelos de negócios, que vão do autosserviço até lojas no formato padrão, a empresa francesa tem interesse em expandir a atuação no Mato Grosso, em Primavera do Leste, e no Distrito Federal, em cidades como Sobradinho, Santa Maria e nos arredores de Brasília, por exemplo. Ao todo, o grupo espera implantar, em média, mais 15 unidades no ano de 2025, para continuar crescendo na região. Em 2024, a franquia inaugurou operações em locais, como Águas Claras, no Distrito Federal, Valparaíso de Goiás e Luziânia, em Goiás, além de outros pontos em Mato Grosso, como em Sorriso e Lucas do Rio Verde, e em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Corumbá, Ponta Porã e Dourados. Para fazer parte do grupo, o investimento parte de R$ 165 mil.

Água Doce Sabores do Brasil

Com DNA de cidades do interior do País, a Água Doce Sabores do Brasil traz para a mesa do consumidor a culinária brasileira. Ao todo são 80 restaurantes espalhados em sete estados do Brasil. Como parte da sua expansão, a rede visa as capitais dos estados do Centro-Oeste: Goiânia (GO), Campo Grande (MT) e Cuiabá (MS), além de Brasília (DF). Com modelos de negócios diversos, a empresa também almeja implantar operações em cidades com mais de 100 mil habitantes. Foram mapeados os municípios de Várzea Grande, Sorriso e Tangará da Serra, no Mato Grosso; Anápolis, Rio Verde e Itumbiara, em Goiás; e Dourados, no Mato Grosso do Sul. O investimento para ser um franqueado da rede parte de R$ 460 mil.

Calçados Bibi

Pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos, a Calçados Bibi foi fundada em 1949 e conta fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produzindo mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 130 lojas. A calçadista também está presente no exterior com mais de 20 operações em países da América Latina. No Centro-Oeste, a empresa conta com 11 operações e planeja expandir na região com a implantação de mais 13 unidades, com oportunidades para Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para ser um franqueado da Bibi, é necessário investir a partir de R$ 400 mil.

Casa do Celular

Trazendo o sonho de seu fundador Darlan Almeida, a Casa do Celular é uma grande marca com 20 anos no mercado e mais de 280 lojas espalhadas por todas as regiões do País. Incluída num dos setores que mais crescem no país, o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$150 mil. Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium. O plano da empresa é chegar a 300 lojas até o final de 2025. A marca visa expandir para toda região Centro Oeste, com foco nas pequenas cidades.

Divino Fogão

Reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro, o Divino Fogão completou 40 anos em 2024. Com mais de 218 pontos de vendas, a rede conta com 25 unidades no Centro-Oeste. Visando ampliar a presença na região, que conta com alto poder aquisitivo, população e comércio em crescimento, a marca planeja a abertura de mais três operações até o fim de 2025, mais precisamente em Brasília (DF) e em Goiânia (GO). Para se tornar um franqueado da empresa, o investimento parte de R$ 1 milhão.

Ensina Mais Turma da Mônica

Com programas que visam construção da base educacional dos alunos de forma lúdica e inovadora, a Ensina Mais Turma da Mônica é uma franquia de apoio escolar licenciada Turma da Mônica. Ao todo, a rede conta com 100 escolas, sendo cinco no Centro-Oeste. Para este ano, a empresa planeja a abertura de mais cinco unidades, sendo algumas praças já comercializadas para implantação como Brasília (DF) e Goiânia (GO). Além dessas cidades, a marca enxerga na região um grande potencial de oportunidades, visando os municípios de Cuiabá (MT) e Anápolis (GO). Para se tornar um franqueado da Ensina Mais Turma da Mônica, é necessário investir a partir de R$ 150 mil.

Milon

Pertencente ao Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil, a Milon conta atualmente com 119 lojas distribuídas no País e é referência em moda com design europeu e detalhes exclusivos, vestindo até o tamanho 14. Com 16 unidades no Centro-Oeste, a empresa visa implementar cinco novas lojas até o fim de 2025. Cidades como Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), além de Brasília (DF), são os alvos da rede de franquias. Para ser um franqueado, é necessário investir a partir de R$ 300 mil.

Peça Rara Brechó

Uma das principais marcas do segmento de moda circular, que dá vida nova e ressignifica além de moda feminina, masculina e infantil, itens de decoração e casa, nasceu há 18 anos em Brasília, com o propósito de ter um novo estilo de vida, por meio do consumo consciente e comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A expansão da rede na região Centro-Oeste só não é maior do que no Estado de São Paulo. Atualmente, o Peça Rara Brechó conta com 20 lojas em Brasília, 7 próprias e 1 recém-inaugurada no formato pocket. Em Goiás são 9 lojas, enquanto Mato Grosso e Mato Grosso têm 2 unidades cada. Tocantins tem 1 loja. Ao longo de 2024 até agora, foram inauguradas 7 lojas. Mesmo com 34 lojas na região, ainda há espaço para expansão da marca nos próximos anos. A franquia tem foco em cidades com mais de 150 mil habitantes para a versão normal da loja (+300m²) e partir de 80 mil para o formato pocket (100m²).

Prepara Cursos

Há 20 anos no mercado, a Prepara Cursos oferece mais de 100 cursos profissionalizantes, além de graduações e pós-graduações nas modalidades EAD e semipresencial. Parte do Grupo MoveEdu, a rede de franquias conta com 290 escolas em diferentes regiões brasileiras. Para continuar o crescimento no Brasil, a marca visa os estados do Centro-Oeste para ampliar a oferta de capacitação e profissionalização de jovens que querem ingressar no mercado de trabalho e adultos. As capitais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Brasília, no Distrito Federal, estão no alvo da franquia. Os municípios do interior dos estados também são foco da empresa, como Várzea Grande e Rondonópolis, no Mato Grosso, e Dourados e Corumbá, no Mato Grosso do Sul, por terem alta concentração das classes C e D. Para ser um franqueado da rede, o investimento parte de R$ 150 mil.

Rockfeller

Fundada em 2004, em Santa Catarina, a Rockfeller nasceu com o compromisso de buscar a excelência no ensino de idiomas. Com um crescimento rápido e sustentável, a Rockfeller abriu sua primeira franquia em 2006 e, em 2008, implementou seu modelo de negócios como franqueadora, expandindo suas unidades por várias partes do Brasil. Atualmente, a marca conta com 100 unidades instaladas em todo o país e tem planos de abrir mais 50 escolas neste ano em cidades do interior. Atendendo a um público diversificado, desde crianças até adultos, a rede atua com modelo de negócios presencial e adapta-se às necessidades de seus alunos em que proporciona flexibilidade e conveniência. A escola recebeu diversas premiações e neste ano, os prêmios conquistados foram: o selo de excelência da ABF por 10 anos consecutivos e a classificação 5 estrelas da PEGN. O investimento da rede é a partir de R$104 mil.

Royal Face

Pioneira em harmonização facial, a Royal Face revolucionou o segmento de tratamentos estéticos com o diferencial de oferecer condições facilitadas de pagamento, democratizando o acesso a um atendimento de qualidade, eficiente e humanizado. Fundada em Curitiba, a rede faz parte do Grupo SMZTO e conta com mais de 280 unidades em todo o país, sendo 29 no Centro Oeste, tendo como sócios a atriz Flávia Alessandra e o comunicador Otaviano Costa. O planejamento da rede é abrir mais 26 unidades na região. A Royal Face é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e atua desde 2018 no sistema de franquias com dois modelos de negócios: Slim e Premium e com mais de 40 tipos de tratamentos faciais e corporais, com um rápido retorno do investimento inicial.

TRATABEM

Criada em 2012 e integrante da Rede iGUi – maior produtora e comercializadora de piscinas pré-fabricadas do mundo -, a microfranquia TRATABEM oferece serviços de limpeza, assistência técnica, manutenção, venda de produtos químicos e de acessórios para todos os tipos de piscinas, ofurôs e saunas. Destacando-se no mercado por ser a única franqueadora do país com especialização nessas áreas, a é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e investe na qualidade de seus profissionais, que são treinados por meio de cursos e recebem grande suporte da Rede. Com o foco de 2025 no Centro-Oeste brasileiro, a marca já possui oito unidades da TRATABEM em pleno funcionamento na região e prevê a abertura de lojas nas cidades: Campo Grande, Dourados, Lucas do Rio Verde, Sinop, Anápolis, Brasília, Goiânia, entre outras. Para adquirir uma microfranquia TRATABEM, o investimento inicial total é a partir de R$ 75 mil (taxa de franquia + Kit inicial de químicos, acessórios e suporte), com royalties mensais fixos de R$ 1.100,00 e prazo estimado de retorno de 12 a 18 meses.

______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: Anápolis EmpresasAssociação Brasileira de FranchisingCentro-OesteDestaque HomeFranquias
Post Anterior

Piracanjuba amplia campanha que usa IA para encontrar pessoas desaparecidas

Próximo Post

Festival SGB na Estrada debaterá inovação social em tempos de IA

Próximo Post
Festival SGB na Estrada debaterá inovação social em tempos de IA

Festival SGB na Estrada debaterá inovação social em tempos de IA

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade