Brasília (DF) – Neste ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, até as mais tradicionais festividades precisaram se reinventar. A Festa do Morango de Brasília precisou mudar seu formato para que não precisasse suspender a edição deste ano. O festival ocorrerá nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de setembro, de forma virtual.
O Distrito Federal possui 225 produtores cultivando a fruta em 173,95 hectares, sendo Brazlândia a principal região produtora. Em 2019, foram colhidas 7.212 toneladas de morango.
Nos últimos 25 anos, o número de produtores de morango em Brazlândia cresceu mais de 230% , quando foi realizada a primeira Festa do Morango de Brasília, em 1995.
Com o apoio da Emater-DF e de pesquisas agropecuárias, a cadeia produtiva vem se desenvolvendo com o uso de cultivares adaptadas à região, manejo de irrigação, cultivo protegido e controle biológico de pragas, por exemplo. A Emater-DF anunciou que participará por meio de um site que trará notícias, palestras, vídeos, materiais técnicos sobre o cultivo e receitas.
Festa da Goiaba
A Festa da Goiaba que tradicionalmente ocorre no início do ano, também precisou de adaptar. Iniciada em março, a Festa da Goiaba foi surpreendida pela chegada da pandemia e suspendeu a programação por tempo indeterminado. Porém, cinco meses depois, as atividades retornarão na sexta-feira, 14 de agosto, e se estende até domingo, 16, em formato drive-thru.
Os visitantes poderão curtir a celebração com compras em drive-thru, onde serão encontrados doces, licores, bolos e tortas, e até assistir shows em ambiente drive-in.