A iniciativa tem como objetivo unir as soluções tecnológicas para contabilidade, gestão fiscal e financeira da ROIT à expertise e o alcance do Grupo Planning, que dispõe de uma metodologia consolidada para projetos de BPO (Business Process Outsourcing) contábil nos principais ERPs do mercado, com equipes para cada segmento e que atende mais de 500 clientes de médio e grande porte em todo o Brasil.
“Queremos fazer contabilidade gerando informações de valor para tomada de decisões relevantes, apoiadas em dados e eliminando processos manuais, deixando a expertise humana para a tomada de decisões e gestão inteligente. No Brasil, não há nada parecido em termos de tecnologia unida com capacidade técnica para empresas de grande porte”, diz Lucas Ribeiro, CEO da ROIT.
Ribeiro explica melhor como serão os serviços oferecidos pela parceria. Um dos processos mais morosos são as entradas, catalogação, classificação e extração de informações de documentos. Por isso, a Esteira de Hiperautomação da ROIT permite velocidade e precisão nos processos, já que a recepção de documentos é feita de forma centralizada pelos robôs da empresa, em tempo real, assim como a classificação e a extração de dados, resultando em altíssima acuracidade. Esses dados são enriquecidos através de consultas diretamente à base da Receita Federal, o que garante maior compliance dos fornecedores, como a consulta de regularidade e autenticidade de documentos fiscais.
“Estamos unindo a tecnologia de ponta da ROIT incorporada ao nosso modelo de atendimento único em projetos de BPO contábil, feito diretamente no ERP do cliente. Um modelo que já era bastante robusto, agora ganha em escala, segurança e geração de valor para o cliente”, destaca o CEO do Grupo Planning, Pedro Araújo. O modelo de atendimento da Planning, orientado por SLAs (“Acordos de Níveis de Serviço”) e definido pela atuação de times exclusivos para um ERP e/ou mercado específico, será consolidado com a integração da tecnologia de ponta da ROIT. “Se diferenciando de todos os atuais modelos complexos e questionáveis, a união ROIT Planning oferece um serviço que deverá ser, de fato, indispensável para médias e grandes empresas pelo país”, afirma.
Com a Inteligência Artificial, o robô fiscal da ROIT já mapeou mais de 2,1 bilhões de cenários, comparando a tributação que está no documento fiscal, a tributação que é padrão da própria empresa, e a própria base legal. Ainda, há robô para sugestões contábeis de classificação, com base no treino da IA com plano de contas de cada empresa, sempre criando os melhores cenários tributários e contábeis.
Com os robôs “consultivos”, a Planning, em questão de duas horas, poderá oferecer relatórios com o cruzamento de dados dos últimos cinco anos de toda a base de clientes. Isso permitirá o mapeamento de erros que tenham ocasionado o pagamento de tributos a maior, gerando economias, ou apontar se foi pago um menor valor tributário, possibilitando a correção de qualquer problema na fonte e evitando penalidades. São mais de 200 robôs da ROIT capazes de processar e cruzar dados, ajudando a empresa a “arrumar a casa”.
“Essa união será valiosa e vai se somar com a expertise humana, tornando os processos ainda mais dinâmicos e assertivos”, reforça Pedro.
Outra inovação será o Portal do Fornecedor – White Label –, que dará a opção do cliente aderir ao portal para automatizar processos de cadastro dos fornecedores, vínculos com pedidos de compras, e redução do risco em operações financeiras estruturadas, por exemplo, implementar a antecipação de recebíveis.
“As empresas terão maiores resultados a partir do momento que a alta administração entender que a maior riqueza na estratégia é ter dados e informações processadas de forma censitária (100% e não amostragem) em tempo real, para obter as informações necessárias para a melhor tomada de decisão”, reforça o CEO da ROIT.
E a meta traçada envolve voos bem altos, com 500 empresas de grande porte sendo abordadas até junho de 2023. Em um primeiro momento, o foco da parceria é atender ao mercado nacional, no qual reside a maior expertise de processos, e refinar tanto a metodologia quanto os serviços oferecidos. Mas a médio prazo, o mercado internacional também será viável, com a tecnologia já preparada em várias línguas e multimoedas.