A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions divulgaram os resultados do Registro UTIs Brasileiras 2025, que reconhece as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com melhor desempenho no Brasil. Entre os 13 hospitais privados goianos listados como Top Performers, dez são associados à Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg).
Criado há mais de dez anos, o Registro UTIs Brasileiras avalia o perfil epidemiológico das UTIs no país, premiando aquelas que demonstram excelência na qualidade do atendimento e na gestão de pacientes críticos. Entre os 304 hospitais do País certificados em 2025, 246 são da rede privada. Dos analisados pela pesquisa, havia 352 públicos e 448 privados que, juntos, ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no Brasil.
Confira os hospitais goianos associados à Ahpaceg que foram destacados por sua excelência no cuidado intensivo:
- Hospital de Acidentados
- Hospital do Coração Anis Rassi (também reconhecido como Top UTI Cardiológica Eficiente)
- Hospital do Rim de Goiânia
- Hospital e Maternidade Santa Bárbara
- Hospital Mater Dei
- Hospital São Francisco de Assis
- Instituto de Neurologia de Goiânia
- Hospital Santa Mônica (Aparecida de Goiânia)
- Hospital Evangélico Goiano (Anápolis)
- Hospital Santa Terezinha (Rio Verde)
Em nota, o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou, expressou orgulho pelos resultados alcançados pelos associados. “Parabenizo nossos hospitais e também a AMIB e a Epimed pela iniciativa, que não apenas traz mais transparência ao sistema de saúde, mas também fornece informações seguras aos pacientes, por meio de parâmetros confiáveis. Além disso, essa avaliação estimula uma competição saudável entre os prestadores de serviços da mesma região”, afirmou.
Também constam na lista como Top Performers os goianos: Hospital Encore (Aparecida de Goiânia), Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer).
O resultado da certificação em 2025, que considerou o desempenho de 800 hospitais monitorados pelo Projeto UTIs Brasileiras durante o ano de 2024, foi divulgado ontem, 31. Em relação à edição anterior, o total de hospitais certificados, segundo a Amib, cresceu 25%. Enquanto no setor público, o aumento foi de 45%, entre os hospitais privados, o número de certificações subiu 21%.
“O crescimento do número de unidades públicas certificadas reflete o esforço de gestores e equipes do SUS [Sistema Único de Saúde] em qualificar a assistência crítica por meio de práticas baseadas em evidências e indicadores, mesmo diante de limitações orçamentárias e estruturais”, destacou a Amib.
A avaliação reconhece os hospitais analisados com as certificações Top Performer e Eficiente. Para receber o primeiro selo, a unidade precisa estar entre as 33% melhores UTIs do país. Já o selo de UTI Eficiente é concedido às unidades que estão acima da média, mas não entre as melhores — entre o 33º e o 50º percentil. Veja o levantamento completo de hospitais com selo Top Performer aqui.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi