Goiânia Empresas (GO) – Goiânia acaba de receber o seu mais novo point gastronômico com as duas mais recentes operações lançadas pelo chef Ian Baiocchi ainda durante o período de pandemia, dessa vez juntas: Alata Sorvetes + Burger for a Day.
Sediadas no Jardim Goiás, a terceira unidade do Alata e segunda do Burger se encontram em um mesmo espaço que, com conceito industrial, se propõe a traduzir as marcas das duas casas, com visual despojado, área aberta, atmosfera que respira arte urbana e o DNA da assinatura Baiocchi, com sabores do Cerrado, produtos frescos e locais, gastronomia artesanal e combinações inovadoras, além de irresistíveis.
“Um dos fatores determinantes para esse novo espaço é o grande fluxo que nós temos, principalmente aos finais de semana. A ideia, então, é que a gente consiga estar em diferentes pontos da cidade para atender regiões específicas. E o hambúrguer e o sorvete são dois itens que fazem parte do dia-a-dia, um acaba funcionando como extensão do outro. É uma forma de oferecer uma opção para as pessoas comerem um hambúrguer artesanal de qualidade, feito no dia, e em seguida um sorvete ou sundae com a mesma pegada, ambos em um mesmo espaço, sem que seja preciso recorrer a um shopping, por exemplo”, afirma Ian.
Assim como a arquitetura moderna, por mais que respeite os elementos marcantes das duas lojas, o cardápio segue a mesma proposta: investe na essência, mas traz alguns diferenciais. No caso do Alata, o menu conta com os sabores frescos do dia, sabores e combinações a partir de frutos regionais e opções sem adição de açúcar. O Burger mantém sua identidade com um novo sabor de hambúrguer por dia, além dos itens fixos. “Nós buscamos inovar sempre, então a nova loja também terá suas surpresas e novidades diárias. É uma forma de diversificar, entregar novas experiências e permitir que as pessoas vivenciem todas elas conosco”, conjectura o chef.
A área externa, com ares instagramáveis, outra marca das unidades anteriores, conta com espaço gramado de mais de 1.500 metros quadrados e arquibancadas, que permitem uma experiência de consumo mais livre, despojada e mais segura em tempos de pandemia. O destaque absoluto ainda fica por conta do novo mural assinado pelos artistas Douglas Pereira e Renato Reno, do Bicicleta Sem Freio, que também conceberam intervenções nas primeiras lojas do Alata. Assim como as duas primeiras, a nova arte traz cores vibrantes, elementos regionais e uma estética de rebeldia que atrai os olhares e dialoga com identidade visual marcante tanto do Alata quanto do Burger.
Sobre o Alata
O Alata Sorvetes surgiu em junho de 2020, com conceito inédito na capital, trazendo o sorvete como protagonista com sabores naturais, combinações a partir de frutos do Cerrado e um processo livre de conservantes, além de um espaço físico ‘pandemiologicamente’ correto, aliando arte urbana com toques de consciência ambiental. O nome do projeto, inclusive, presta uma homenagem à castanha de baru, cujo nome científico é Dipteryx Alata. A técnica de produção do sorvete à base da castanha de baru faz uma releitura do gelato italiano batido em uma máquina Carpigiani Sed, da década 1960. Em pouco mais de um ano, o chef inaugurava a segunda unidade da sorveteria, Alata Soft, na Alameda Ricardo Paranhos, investindo no chamado sorvete soft ou expresso, assim como em milkshakes e sundaes como protagonistas, em um ambiente mais sóbrio, mas igualmente vibrante.
Sobre o Burger for a Day
Já o Burger for a Day foi lançado no segundo mês de pandemia no Brasil, via delivery e retirada, diante dos decretos vigentes na época. A operação trouxe mais um conceito inédito: um sabor diferente de hambúrguer por dia. Passado mais de um ano, Ian expandiu o negócio ao inaugurar o seu primeiro espaço físico, no Setor Marista. Mantendo a proposta de uma novidade a cada dia, o cardápio ganhou opções fixas, com entradas, bebidas e sobremesas, em um projeto arquitetônico que remete aos icônicos diners americanos dos anos 1950.
Parte fundamental do Burger é o processo artesanal das receitas, com o pão produzido em panificação própria e assado no dia, a carne igualmente moída no dia e o uso de produtos locais. E as inspirações por trás de cada criação chef são as mais diversas, desde o cinema, a música, a mente inventiva de Ian e até mesmo certa improvisação. O próprio nome do empreendimento vem de uma canção da clássica banda de rock Faith No More, da qual Ian é grande fã, intitulada King for a Day.