A Icofort Agroindustrial S/A, maior empresa do Brasil no processamento de óleo de algodão, inaugurou sua nova planta industrial em Nova Mutum, Mato Grosso. A unidade, que ocupa uma área de 260 mil metros quadrados, é um passo importante para o fortalecimento da indústria de óleos e produtos derivados de algodão no estado, além de reforçar a posição da empresa no mercado nacional.
Com capacidade para processar 216 mil toneladas de caroço de algodão por ano e refinar 108 mil toneladas de óleo bruto, a nova planta terá um impacto significativo na cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso, o maior produtor nacional da matéria-prima. A unidade também gerará mais de 150 empregos diretos e aproximadamente 600 indiretos, movimentando a economia local.
A escolha de Nova Mutum para a instalação da planta foi estratégica, de acordo com o presidente da Icofort, Dércio Barreto Junior. O município está situado no coração do maior polo algodoeiro do país, o que facilita o fornecimento constante de matéria-prima e otimiza os processos logísticos da empresa. A Icofort, que já possui unidades em Luiz Eduardo Magalhães e Juazeiro, na Bahia, celebra a expansão para o Centro-Oeste, marcando sua primeira operação fora da região Nordeste.
A nova unidade vai produzir óleos e margarinas, gordura Elogiata, além de produtos voltados para a nutrição animal, como farelo, torta e torna moída de algodão. Com isso, a Icofort amplia sua presença em diferentes segmentos da indústria de alimentos e nutrição animal, destacando-se como uma das líderes no setor.
A inauguração da planta também representa um esforço conjunto entre a Icofort, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat). A aprovação do diferimento do ICMS para operações internas com óleo bruto de algodão foi essencial para garantir a viabilidade da instalação da unidade.
Além de impulsionar a produção de óleo e outros produtos derivados do algodão, a nova planta deverá beneficiar vários outros setores, como o cultivo de algodão, a logística e o reflorestamento. A movimentação de insumos e produtos também contribuirá para o desenvolvimento da infraestrutura regional. A planta de Nova Mutum ainda conta com a parceria do Senai Mato Grosso, que já capacitou duas turmas de profissionais para trabalhar na nova unidade.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi