O Governo Federal anunciou um marco regulatório para impulsionar o crescimento em áreas estratégicas da Indústria 4.0, como computação em nuvem, inteligência artificial e internet das coisas, ampliando a capacidade nacional de armazenagem, processamento e gestão de dados. Trata-se do Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center no Brasil (Redata), assinado na última quarta-feira, 17, e que passa a integrar a Política Nacional de Data Centers (PNDC), vinculada à Nova Indústria Brasil (NIB).
Entre os incentivos previstos no programa, estão as isenções do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a aquisição de equipamentos, importados ou produzidos no Brasil, destinados à implantação, ampliação e manutenção de data centers. As empresas beneficiadas terão que aplicar 2% de seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, além de reservar pelo menos 10% de sua capacidade de serviços para o mercado interno.
Além de assegurar o fortalecimento da cadeia produtiva digital no País, as contrapartidas também determinam o compromisso com a sustentabilidade, por meio do uso de energia limpa ou renovável e eficiência hídrica. A medida prevê ainda incentivos específicos para empreendimentos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, estimulando a descentralização dos data centers.
A Everest Digital, único data center com capital 100% nacional preparado para a era da inteligência artificial, está comprometida com a soberania digital do Brasil, um dos pilares defendidos pelo Redata. Com certificação internacional Tier III, infraestrutura robusta e foco em inovação, a Everest já opera em plena conformidade com os objetivos do governo federal, reforçando o protagonismo nacional no tratamento e proteção de dados estratégicos.
“O Redata é uma política essencial para o Brasil consolidar sua soberania digital. A dependência de infraestrutura estrangeira nos coloca em risco, e precisamos de centros de processamento nacionais para garantir não apenas segurança, mas também competitividade. Esse programa representa um passo fundamental nesse caminho”, afirma o CEO da Everest Digital, Gleysson Araújo, que acompanhou o ato de lançamento do Redata em Brasília, ao lado de Romulo Rocha, Head de Tecnologia e Operações do data center.

A Missão 4 da Nova Indústria Brasil enfatiza a importância da transformação digital como vetor de crescimento econômico. Investimentos em infraestrutura tecnológica nacional geram impactos que vão além da inovação: ampliam a produtividade, aumentam a competitividade das empresas brasileiras e fortalecem a posição do Brasil no cenário global. O Redata se insere nesse esforço como um motor de atração de investimentos estratégicos.
Ao fomentar pesquisa e desenvolvimento de tecnologia em solo nacional, o programa estimula medidas que reverberam em diversos setores da economia. O mercado será impactado com a formação de profissionais altamente capacitados, novas oportunidades de empreendedorismo e mais eficiência operacional para as empresas. Esses desdobramentos mostram que investir em data centers e infraestrutura digital gera reflexos diretos no crescimento da economia brasileira.
“O compromisso da Everest Digital vai além da tecnologia. Acreditamos no impacto social e econômico que o setor de data centers pode gerar. Queremos crescer junto com o Brasil, formando talentos, apoiando o desenvolvimento local e mostrando que é possível unir inovação, sustentabilidade e inclusão para transformar a realidade do País”, complementa Gleysson Araújo.
A Everest Digital já desempenha um papel ativo na defesa da tecnologia nacional. Além de liderar iniciativas de pesquisa e inovação, a empresa tem participado de debates estratégicos junto ao poder público, como a audiência realizada no Senado este ano sobre centros de processamento de dados voltados à inteligência artificial e cooperação ativa com Ministérios.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi