Campo Grande Empresas (MS) – Em 2022, as incubadoras municipais de Campo Grande terão capacidade de incubar até 30 empresas. Atualmente, a Capital conta com quatro incubadoras, que são: a Incubadora Municipal Norman Edward Hanson; Municipal Mario Covas; Municipal Zé Pereira e Francisco Giordano Neto.
A informação da ampliação foi repassada pelo secretário Rodrigo Terra, da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), nesta segunda-feira (8), durante a sanção da lei que cria o Programa de Incubação de Empresas de Campo Grande (Proincubação).
“As nossas incubadoras já existem desde 2004, porém nunca houve uma lei que organizasse o funcionamento delas. A gente não tinha uma lei, agora nós preparamos o projeto de lei, viemos para a Câmara Municipal , analisou e hoje o prefeito está sancionando a lei”, destacou Terra.
Fazendo parte da incubadora, a empresa recebe capacitação e é incluída dentro de um ecossistema, onde é possível ter contato com fornecedores, possíveis compradores, com outras empresas parecidas.
Além de receber capacitação do comércio exterior para incentivar a exportação. Além de sancionada, o prefeito Marquinhos Trad também regulamentou a lei.
Para o prefeito Marquinhos Trad, essa é uma oportunidade de gerar mais emprego e renda. “Graças a equipe da Sidagro, aos funcionários que aqui estão, vocês empresários poderão ter a oportunidade de multiplicar empregos e gerar novas oportunidades e, assim a cidade cresce, a cidade se desenvolve”, ressaltou.
“Quando a gente ficou 16 meses ouvindo um vocabulário: intubar, hoje a gente troca o ‘t’ pelo ‘c’. Um levava asfixia, esse lhe dá o suspiro necessário para voce continuar prosperando na vida”, completou.
O empresário Joaquim Aparecido Carvalho, proprietário da Raffinée Alimentos, conta que entrou para a incubadora logo no início.
A empresa vende Petit Gateau pré-assado, que fica pronto em 20 segundos no micro-ondas. “A partir de então nós entramos para a incubadora, no Sebrae, na época e ali com treinamentos, cursos, férias, nosso lançamento foi abrindo e atingimos hoje todo o Brasil. Temos parceria com o Chiquinho Sorvetes”, comemorou.
Mudanças
Ainda conforme o secretário da Sidagro, no decreto anterior, uma empresa só poderia ficar incubada até 2 anos, agora, o tempo foi ampliado para até 5 anos, dependendo de cada caso.
Anteriormente, somente empresas individuais poderiam ter o incentivo. Atualmente, também pode ser incubada cooperativas.