Campo Grande Empresas (MS) – O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) criou o programa Amolar Experience para receber turistas na Serra do Amolar, localizada na região do Alto Pantanal, nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os recursos arrecadados serão usados para preservação do bioma, atingido fortemente pelas queimadas em 2020.
O Alto Pantanal é localizado entre as cidades de Corumbá, Poconé e Cáceres, e representa a maior área de conservação do bioma, com cerca de um milhão de hectares de áreas públicas e privadas.
As experiências acontecerão nas áreas da Reserva Particular do Patrimônio Nacional – RPPN Acurizal, com mais 13.665,00 hectares e a RPPN Eliezer Batista, com 13.323,44 hectares, em que as únicas atividades permitidas são pesquisa, educação ambiental e ecoturismo.
Ambos os núcleos ofertam unidades de hospedagem ao estilo lodge e acesso a trilhas, morros, mirantes, baías, corixos, e toda biodiversidade contida em suas áreas protegidas e conservadas. Em razão a pandemia, os passeios terão limite máximo de capacidade de 12 pessoas.
O gestor de turismo do IHP, Luiz Ricardo Julião Rocha explica que Amolar Experience possibilita experiências em outras unidades ambientais e em áreas naturais não declaras unidades de conservação.
“Como visita ao Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (PARNA), áreas que correm as águas cristalinas do Pantanal, até as comunidades locais: Amolar e Barra do São Lourenço”.
Fundado em 2002, o Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Com sede em Corumbá, sua missão é “Preservar e recuperar o Pantanal”.
A intensidade das queimadas em 2020 destruiu mais de 4,2 milhões de hectares por causa da extrema seca que assolou o bioma. As partes mais afetadas foram, justamente, os municípios de Poconé, em Mato Grosso, e a Serra do Amolar, em Corumbá, onde agora serão abertos para o ecoturismo.
Atividades
Amolar Travel Designer
Experiência na Serra do Amolar no Pantanal e entorno, utilizando como base de hospedagem e apoio as estruturas das RPPN’s Eliezer Batista e Acurizal, com base nas necessidades e interesses de cada pessoa.
Comitiva Amolar
Experiência com duração de quatro dias e três noites, em grupos de no máximo oito viajantes, para acompanhar o trabalho do IHP nos projetos Felinos Pantaneiros, Brigada Alto Pantanal e Monitoramento Amolar, com a possibilidade de observação segura e didática da fauna, flora e geografia pantaneira.
Trilhas da Serra do Amolar
Aventuras onde o visitante poderá percorrer, com variações de 800m à 40km, um corredor ecológico entre a RPPN Novos Dourados e RPPN Acurizal, onde se encontra desfiladeiros, cachoeiras, comunidades e uma visão inesquecível da planície.
Serviço
Viajantes, empresas de receptivo e agências de viagens, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone (67) 99946-5515 para mais informações e agendamento.