Provavelmente você já ouviu o termo “inteligência emocional”, relacionado à capacidade de administrar as próprias emoções, compreender as emoções das outras pessoas, usá-las a seu favor e construir relações saudáveis. Mas você sabe como desenvolver essa habilidade no ambiente de trabalho?
O risco da instabilidade no mercado de trabalho existe e a inteligência emocional pode ser uma competência decisiva para permanecer no emprego e também para prosperar nos negócios. O professor do Instituto Foco de Pós-Graduação (IFPG) e gerente de Recursos Humanos da Record TV Goiás, Elizeu Albuquerque, explica que inteligência emocional é um tema amplo e essencial para garantir a sonhada qualidade de vida, sucesso profissional, longevidade e relações saudáveis.
“Reconhecer a inteligência emocional como uma competência a ser desenvolvida, de fato, diferencia as pessoas no ambiente de trabalho, porque promove estabilidade no ambiente”, afirma. Segundo o especialista, as empresas não costumam ser tolerantes e nem vêem com simpatia pessoas instáveis emocionalmente. Motivo pelo qual, muitas vezes, preferem retirá-las do time, embora essa pessoa possa até trazer bons resultados.
Para sobreviver à instabilidade crescente do mercado de trabalho, Elizeu passa algumas orientações: ser resiliente e aberto às mudanças; usar e abusar da empatia para impulsionar o resultado em equipe; não exitar em usar todas as competências que possui em prol dos resultados da empresa; e lembrar de ser aberto a receber feedback de melhoria.
O gerente de Recursos Humanos também nos leva a refletir sobre a pergunta: “estamos preparados emocionalmente para fazer tudo isso e talvez, no final, não receber o valor equivalente?”. Na opinião de Elizeu, por questões como essa é importante conhecer, desenvolver e investir em inteligência emocional no trabalho.
Como desenvolver a habilidade
Sobre os passos essenciais para conquistar inteligência emocional, o professor Elizeu indica o autoconhecimento, que pode ser iniciado com algumas perguntas a serem respondidas como: saber o que é emoção, onde ela nasce, como elas foram desenvolvidas? Quais os impactos positivos essas emoções me trazem? Quais os negativos? Qual o grau de dependência que eu tenho sobre essas emoções?
Segundo o professor, para quem almeja evoluir na carreira, a inteligência emocional traz algumas vantagens que vão fazer a diferença no mercado de trabalho, como mais segurança para tomada de decisão; maior controle e gestão do tempo; baixa presença de ansiedade, tanto no trabalho como na vida pessoal. “Também é positiva para alta produtividade, foco, determinação nas atividades que desenvolve, bom relacionamento interpessoal e para saber trabalhar em ambientes com alto grau de estresse e pressão”, destaca.
Workshop Inteligência Emocional – Onde encontrar
O Instituto Foco de Pós-Graduação (IFPG) realizará no dia 3 de dezembro, das 8 às 12 horas, na sede da instituição, no bairro Jardim América, em Goiânia (GO), o workshop “Inteligência Emocional no Trabalho: O Que é e Como Desenvolver”. As vagas são limitadas e os ingressos devem ser adquiridos no site: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-inteligencia-emocional-no-trabalho/1806310