Palmas Empresas (TO) – A vontade de empreender está crescendo entre os brasileiros que têm entre 18 e 24 anos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que o interesse dos jovens em pesquisar sobre a abertura de franquias no País dobrou após o início da pandemia do coronavírus.
Segundo a análise, o número de buscas por franquias foi 109,4% maior no período de março de 2020 a maio de 2021 do que o registrado entre os meses de janeiro de 2019 e março de 2020, antes do início da pandemia.
Em outro estudo, a ABF mostrou que a abertura de franquias registrou crescimento no primeiro trimestre de 2021. Entre janeiro e março de 2021, o setor teve um saldo de 1,9% de novos negócios, resultado muito positivo considerando o cenário econômico difícil em meio à pandemia.
Projeções para 2021 preveem um aumento de faturamento na ordem de 8% em relação a 2020, além de uma expansão de 5% das redes.
No caso das franquias home based, onde a base do negócio é a casa do franqueado, também houve crescimento: a participação das home based no primeiro trimestre do ano passou de 7,1% para 10,3%, segundo a ABF.
Os investimentos menores e a segurança de vender uma marca que já existe no mercado são atrativos para que empreendedores decidam abrir franquias em vez de começar um negócio do zero.
Entre os segmentos de franquias que permaneceram em alta mesmo na pandemia, estão o de casa e construção; saúde, beleza e bem-estar e limpeza e conservação.