Campo Grande Empresas (MS) – Quase metade dos consumidores (49%) já considera o fator sustentabilidade ao comprar alimentos e bebidas. Na América Latina, o índice é ainda maior, atingindo 75% no varejo e 72% no canal de bares e restaurantes. Os dados fazem parte de uma uma pesquisa sobre as expectativas dos consumidores em relação à sustentabilidade feita pela Kerry, empresa global de alimentos e bebidas.
Contando com mais de 14 mil entrevistados em 18 países (quase 5 mil na América Latina), o trabalho revelou crescente interesse por características e benefícios sustentáveis em alimentos e bebidas. Ainda segundo o estudo, estão na mira dos consumidores produtos e empresas que oferecem embalagens sustentáveis e desenvolvem iniciativas de preservação do meio ambiente e ajuda comunitária. Os consumidores também valorizam aspectos como itens orgânicos, redução de resíduos alimentares, origem local dos produtos e ausência de ingredientes artificiais.
Na América Latina, o interesse por esse conjunto de atributos seria maior do que em outras regiões pesquisadas, com 75% dos consumidores dizendo que eles têm uma forte influência sobre suas decisões de compra.
Para 84% dos entrevistados, ações individuais são importantes para a sustentabilidade. Já três em cada quatro esperam que as empresas invistam no tema.
Fator obrigatório
A diretora de insights da Kerry, Soumya Nair, acredita que os resultados posicionaram a sustentabilidade como um fator obrigatório entre os consumidores – e não mais como um mero diferencial.
“É interessante ver a ascensão de associações intrínsecas de sustentabilidade não só em mercados mais maduros como o Reino Unido, Benelux e França, mas em todos os países. Estes consumidores com uma visão de sustentabilidade procuram ativamente produtos alimentares e bebidas que tenham um impacto significativamente positivo no planeta, bem como na sua saúde e bem-estar pessoal, procurando produtos com rótulos limpos e ingredientes de origem local. Além disso, as diferentes expectativas em relação à demografia dos consumidores mostram como eles esperam que as empresas vão além de questões como embalagens sustentáveis, emissões de carbono e conservação da água.”
A pesquisa também revelou algo que muita gente já percebeu empiricamente: o interesse em torno da sustentabilidade varia conforme a idade dos entrevistados. Nesse quesito, os “millennials” (nascidos entre 1980 e 1989) seriam mais profundamente envolvidos com a questão.
Citando números da Kantar, o estudo também lembra que o poder de compra dos consumidores engajados com a sustentabilidade já é superior a US$ 382 bilhões, abrindo óbvias oportunidades para os produtores e fabricantes de alimentos e bebidas. O relatório completo pode ser acessado no site da empresa.