Levantamento da Junior Achievement (JA) Brasil mostra que 61,9% dos jovens da sua rede não fazem a gestão do tempo no dia a dia, 55,7% não planejam as atividades diárias e 45,1% não separam momentos para o lazer. Ainda assim, 60,2% dizem se considerar organizados e 71,6% afirmam cumprir prazos e horários.
O estudo foi feito por meio de consulta on-line com 113 alunos da organização não governamental, que há mais de 40 anos se dedica à educação empreendedora, financeira e preparação para o mercado de trabalho no país. A pesquisa levou em consideração as respostas de pessoas de 15 a 30 anos, dos quais 36,4% são estudantes, 32,7% têm trabalho formal, 16,8% trabalham informalmente e 14,1% não trabalham e não estudam.
Entre as principais dificuldades para a gestão do tempo, os jovens apontam as redes sociais, os jogos e os apps de conversa (63,7%), seguido pela falta de concentração (51,3%) e o excesso de tarefas (44,2%).
Para Alexandre Mutran, diretor-executivo da JA Brasil, a pesquisa reflete a dificuldade que os jovens – assim como muitos adultos – têm de se apropriar do tempo e elencar prioridades, em meio a muitas demandas e convites para a distração, sobretudo com os meios digitais. “A falta de organização impacta a produtividade tanto na escola quanto no trabalho, com reflexos na vida pessoal. Fazer a gestão do tempo é um exercício, que deve estar no dia a dia, mas de maneira equilibrada, sem cobranças em excesso”, diz Mutran.
A JA Brasil, em parceria com a Verizon, empresa norte-americana de telefonia celular, oferece curso de Gestão de Tempo na plataforma online Inspira JA (https://inspiraja.org.br/). Em três módulos, profissionais voluntários da multinacional falam sobre a definição e a importância da gestão do tempo (considerando questões como autocobrança e procrastinação) e sobre como aplicá-la na rotina.
“Os alunos aprendem que é possível ter uma rotina mais saudável e produtiva, mantendo o foco nas atividades e ainda reservando tempo para a diversão”, afirma Mutran.
Além do Gestão do Tempo, a plataforma online Inspira JA oferece outros 20 cursos gratuitos com temas valorizados no mercado de trabalho: autoconhecimento, marketing digital, tecnologia e empreendedorismo e educação financeira. Em todos os cursos, que podem ser feitos por celular, os alunos são avaliados e recebem um certificado sobre seu desempenho na plataforma.
Há 40 anos no Brasil, a Junior Achievement é reconhecida por promover educação empreendedora e financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens. Em 2024, a meta da JA Brasil, junto a sua rede em 19 estados e no Distrito Federal, é entregar um milhão de experiências de aprendizagem em todo o país.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi