Goiânia Empresas (GO) – Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE no último mês, mostram que a taxa de desempregados no Brasil subiu para 14,7% no primeiro trimestre de 2021. O número sinaliza uma alta de 0,8 ponto percentual na comparação com o último trimestre de 2020, que foi de 13,9%. Na prática significa um maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série histórica, iniciada em 2012. Mas, nesse cenário há também empresas de diversos segmentos que mesmo afetadas pela pandemia, seguiram a opção de manter empregos. É o caso da goiana WAM Group, que hoje emprega quatro mil colaboradores.
Em âmbito mundial, o setor do turismo é um dos mais relevantes para a economia de um país, conforme explica o sócio e conselheiro da WAM Group, Marcos Freitas Pereira. “O turismo representa 10,4% do PIB global e gera 7 vezes mais emprego do que a indústria automobilística, 5 vezes mais do que a indústria química e 3,5 vezes mais do que o setor bancário”.
Ele ainda destaca o competitivo mercado brasileiro, onde mão de obra especializada se faz decisiva para se destacar.
“Sempre investimos em capacitação, plano de carreira e diferenciais de motivação. O plano estratégico para manutenção de empregos, além de um compromisso com a nossa equipe, permitiu elevar a percepção dos clientes nos esforços e protocolos de segurança em virtude da pandemia. Foram múltiplos benefícios para a economia, para os colaboradores, para os clientes e para a própria empresa”, lembra Marcos.
Segundo a última pesquisa da J.L.L., intitulada Hotelaria em números Brasil 2020, a WAM Group está em 7º lugar no ranking das administradoras hoteleiras que atuam no Brasil. Nos últimos seis meses a marca inaugurou três empreendimentos nas cidades de Caldas Novas (GO), Penha (SC) e Porto Seguro (BA) e até o final de 2021 contará com 26 empreendimentos de multipropriedade, o que mostra a força desse mercado e seu potencial de crescimento.
A gerente de desenvolvimento humano do Privé Hotéis e Parques, Fernanda Faria, lembra que a cidade de Caldas Novas, por exemplo, tem o turismo como base da economia. Lá muitas marcas precisaram demitir, mas o Grupo Privé não o fez.
“As únicas demissões que aconteceram foram do quadro de temporários do período de fim de ano, os demais que já estavam conosco conseguimos manter mesmo com os períodos que tivemos lockdown e hotéis com capacidade reduzida. Conseguimos resguardar os empregos aderindo as medidas provisórias 936 e posteriormente a 1045, provenientes do programa emergencial para manutenção de empregos e renda do Governo Federal. Em dois momentos até agora tivemos a redução proporcional da jornada de trabalho, o que nos deu um fôlego para a retomada, que vem acontecendo gradativamente”, explica Fernanda.
Para Fernanda, um dos motes do Privé Hotéis e Parques está na valorização das pessoas. A marca enxerga que seus colaboradores são hoje seu maior patrimônio. “Nós nos esforçamos pra não desligar ninguém porque são nossos talentos, existe aqui todo um trabalho de desenvolvimento humano e de gestão. Em qualquer hotel que você vá você vai encontrar colaboradores treinados que prezam pela experiência do cliente. Nos dedicamos a isso porque entendemos a importância de construir vínculos”, ressalta.
Retomada
A gerente de DH reforça que tal atitude difere o Privé Hotéis e Parques, por meio da WAM Group, de demais marcas não só no Centro-Oeste, mas em todas as 15 cidades onde está presente. “Na fase de retomada implantamos um plano de reinserção ao trabalho e começamos os preparativos para que todos pudessem voltar com segurança”, explica. Na época, desenvolvemos o Protocolo de Segurança WAM Clean & Safe contra a COVID-19. As diretrizes foram construídas juntamente com médicos de segurança do trabalho e especialista para intensificar as ações de assepsia e cuidados contra o vírus.
Os esforços que sempre foram implementados se somavam ao que era exigido pelas autoridades sanitárias de cada região ou cidade.
“Juntamente com o departamento de segurança no trabalho, fizemos um mapeamento em todas as áreas da empresa. O levantamento observou desde itens como os EPI’s que precisam ser adequados, até os novos termos de conduta”, reflete.
Com os destinos abertos ainda que com capacidade de público reduzida a equipe segue colaborando e determinada a manter os padrões de segurança e qualidade. “Já intensificamos os itens de segurança e seguimos cumprindo os protocolos a fim de retomarmos também a normalidade das jornadas de trabalho dos nossos colaboradores”, avalia Fernanda.
Sobre a WAM Group
A WAM Group é pioneira e líder mundial na comercialização de multipropriedades no Brasil. Uma sociedade incorporadora fundada por três experientes investidores – Waldo Palmerston, André Ladeira e Marcos Freitas -, que atua como gestora de empreendimentos fracionados. Com foco estratégico no ramo hoteleiro de lazer, oferece um modelo que possibilita a milhares de famílias realizar seus sonhos de férias a partir de uma estrutura sustentável, profissional e de credibilidade.
Atenta a soluções completas para a carteira de clientes que administra, é composta pelas marcas WAM Comercialização, WAM Incorporação, WAM Fidelidade, WAM Gestão, WAM Ensino, WAM Hotéis e Resorts e outras. Sob a gestão da WAM, atualmente são administrados 26 hotéis pelo país e três parques aquáticos, além de 26 salas de comercialização de multipropriedades imobiliárias, localizadas nas principais praças turísticas do país. A estrutura envolve uma equipe superior a 4.000 colaboradores.
Sobre o Privé Hotéis e Parques
Com mais de 50 anos de experiência hoteleira, o Privé Hotéis & Parques é referência no ramo de turismo e lazer em Caldas Novas – Goiás. Têm no portfólio oito hotéis: Privé Praias do Lago Eco Resort, Prive Thermas Hotel, Prive Atrium Thermas Residence Service, Prive Boulevard Suite Hotel, Prive Marina Flat & Náutica, Prive Riviera Park Hotel, Prive Ilhas do Lago Eco Resort e Prive Alta Vista Thermas Resort. Além disso, conta com três parques aquáticos: Náutico Praia Clube, Clube Privé e Water Park.