Entrevista – Sicredi Cerrado GO
A cooperativa Sicredi Cerrado GO tem a meta de chegar a 50 agências espalhadas em várias cidades goianas até 2025. Hoje já são 21 agências. Recentemente, a cooperativa conquistou prata na categoria Compromisso com a Excelência, no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2021, realizado pelo Sistema OCB. A conquista foi a premiação de um trabalho de fortalecimento da gestão que começou em 2014. Outro objetivo da Sicredi Cerrado GO é contribuir com as comunidades onde atua. Para isso, tem realizado projetos na área da educação e empreendedorismo. Na entrevista a seguir, o presidente da Sicredi Cerrado GO, Zeir Ascari, explica também de que modo a cooperativa tem atuado para estimular ainda mais a gestão participativa de seus associados.
Quais são as ações deste ano relacionadas ao projeto de expansão da Sicredi Cerrado GO?
Bom, a gente está seguindo o nosso planejamento estratégico, buscando cada vez mais levar o cooperativismo de crédito e o Sicredi para todo o Estado de Goiás. Nós encerramos o ano de 2021 com uma semana de várias inaugurações e também reinaugurações. Começamos 2022 com o privilégio de inaugurar a nossa agência de São Luiz dos Montes Belos. Em breve, estaremos em Trindade, Senador Canedo, Morrinhos e também com novas agências em Goiânia. E vamos inaugurar uma agência em Aparecida de Goiânia, na avenida Rio Verde e também uma na avenida Castelo Branco, aqui em Goiânia. E estamos modernizando as sedes de Quirinópolis e Arenópolis. Nossa ação está muito fundamentada na sustentabilidade, buscando sempre fazer a diferença nas comunidades em que a gente está presente. A gente espera impactar positivamente em milhões de reais nas comunidades, melhorar a geração de empregos e praticar principalmente o sétimo princípio, que é desenvolver as localidades onde a gente atua.
Quais as iniciativas que a cooperativa tem pensado para estimular a gestão participativa?
Eu acredito muito que a questão participativa é inerente ao cooperativismo. Mas ainda temos um desafio, que é o fato de que muitos associados desconhecem o seu papel como dono do negócio. Por isso, nós criamos o Comitê de Apoio ao Desenvolvimento das Agências, que propõe a apresentação dos nossos resultados econômicos e sociais aos associados, e além de mantermos a transparência, levantarmos as suas contribuições. Ano passado nós tivemos um número recorde de quase mil associados participando e contribuindo propositivamente. Também desenvolvemos outras iniciativas administrativas buscando aproximar o associado do dia a dia da cooperativa.
A cooperativa também tem realizado ações sociais?
Sim, no campo social a nossa cooperativa também tem avançado muito. Nós lançamos em outubro de 2021 o nosso fundo social, que repassa 1% do resultado a entidades de diferentes cidades e atuações, que se inscreveram no nosso site. Essa decisão da destinação envolve colaboradores, coordenadores de núcleo e conselheiros. A divulgação dos projetos contemplados que receberão esse aporte financeiro do Sicredi será em abril. Também temos atuado fortemente na educação. Com foco em educação financeira através do programa Cooperação na Ponta do Lápis, educação cooperativa e também com o programa União Faz a Vida. Com um parceiro, o Sebrae Goiás, também desenvolvemos o programa que promove consultoria aos empreendedores nas áreas de marketing digital e gestão financeira. Quando olhamos nossas iniciativas, a gente percebe que está impactando positivamente desde crianças a empreendedores. Esse é o papel do cooperativismo, promover a qualidade de vida e desenvolvimento.
Recentemente a Sicredi Cerrado GO conquistou Prata na faixa Compromisso com a Excelência no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, desenvolvido pelo Sistema OCB. A cooperativa, em 2019, já havia sido destaque, quando foi Bronze, na categoria Primeiros Passos. Como a cooperativa chegou a essa conquista?
Tudo começou lá no ano de 2014. E a cada ano nós fomos nos aprimorando, aprendendo, criando uma base de sustentabilidade, uma base forte, conhecendo o programa. Em 2019, nós fomos reconhecidos com um selo bronze na faixa primeiros passos. Em 2021, nós mudamos de categoria e conquistamos o selo prata, a faixa Compromisso com Excelência. Essa evolução é bastante significativa para nós. Não avançamos apenas em títulos. Avançamos em aprimorar os nossos processos e principalmente a nossa gestão. O aprimoramento é diário. O objetivo é impactar positivamente nossos associados, colaboradores e comunidade. A gente vê a importância de uma cooperativa de crédito, como ela melhora a qualidade de vida das comunidades. A gente tem vários estudos que mostram que a existência de cooperativas melhoram a qualidade de vida daquela comunidade em vários aspectos.
A liberação de crédito é muito importante para o crescimento dos negócios e para colaborar com os empreendedores. A cooperativa tem ampliado a distribuição desse crédito?
Sim, em 2014 estávamos com duas agências em Goiás, hoje estamos com 21, dentro do nosso planejamento estratégico atual chegaremos, a Sicredi Cerrado GO, à 2025 com 50 agências no total. Estamos crescendo na média acima dos 50% ao ano, mas sem se esquecer da sustentabilidade, do crédito consciente, buscando alavancar os negócios sempre com sustentabilidade. Buscando sermos os consultores dos nossos associados, das nossas equipes. E transformando as nossas agências em um local de apoio aos nossos associados, que ele se sinta dentro da sua casa e não dentro de uma agência bancária. E cada vez mais fomentando a economia local, nacional. Esses são os principais objetivos do Sistema Sicredi.
Essa expansão com a abertura de agências vai um pouco na contramão dos bancos tradicionais que tem só fechado agência. Isso é uma grande diferença em relação às cooperativas de crédito, não é?
Nós oferecemos mais de trezentos produtos e serviços, também temos todas as plataformas digitais. Mas nós acreditamos principalmente em algo que temos, que é nosso relacionamento. É o sentimento do pertencimento. Nós somos donos desse negócio. Temos direitos e deveres. Então, é dessa forma que o cooperativismo deve agir. O cooperativismo de crédito distribui resultados, gera riqueza nas cidades onde atua, os recursos movimentados ficam naquela localidade. É uma empresa nossa, que segue todas as regras do Sistema Financeiro. A gente convida as pessoas a conhecer o nosso sistema, nossos sites, nossas redes sociais. Conhecer os programas do Sicredi, que administra mais de 200 bilhões de reais em ativos, com mais de 33 mil associados em todo o território nacional, com mais de 2.100 agências no Brasil. Trabalhamos de uma forma única, solidária, com balanço consolidado, com manual de padronização, onde você chega em qualquer lugar do Brasil, as agências são praticamente idênticas. Um mesmo formato de código de ética, de conduta, regimento interno, padrão de estatuto praticamente idêntico. Então, dessa forma, sempre trabalhando em conjunto para o bem-estar da população.


Coluna Cooperativas de Crédito
Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.