É cada vez maior a participação das mulheres no setor automobilístico, seja empreendendo, liderando equipes ou colocando a mão na massa. Números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que 17% dos 4.984 pequenos negócios de Goiás especializados em estética automotiva pertencem a mulheres (868 no total). Elas fazem bonito para deixar os carros dos clientes impecáveis, brilhando como saíram da fábrica.
Consultor em estética automotiva, Rafael Gonçalves, CEO da Aqualis Soluções, de Goiânia, confirma que as mulheres atuantes nesse segmento têm se profissionalizado mais a cada ano. “Elas querem e já têm competido com os homens em condições de igualdade, do ponto de vista da qualidade dos serviços prestados. Serviços antes dominados pelos profissionais homens, como polimento e pintura de veículos, agora são feitos com maestria pelas mulheres especialistas em estética automotiva”, analisa Rafael.
A empresária Gabriela Mendes, de 31 anos, batalhou seis anos a fio para conquistar a clientela que tem hoje no seu estúdio de estética automotiva, o Storm Car, no bairro João Braz, em Goiânia. Ela largou a carreira de engenheira florestal para empreender no ramo após trabalhar por quatro anos numa tapeçaria automotiva, onde tudo começou.
Gabriela iniciou o negócio próprio em 2020, na garagem de casa e atendendo na casa dos clientes. De lá para cá, sempre colocando a mão na massa, ela se especializou em fazer, por exemplo, correção de pintura, lavagem detalhada, higienização e polimento, entre outros serviços. A empresa cresceu, a demanda aumentou, e ela conseguiu, há oito meses, estabelecer o seu empreendimento num endereço próprio, onde atende por agendamento.
É grande a responsabilidade que Gabriela assume com os carros que estacionam na empresa. Em uma das ocasiões, ela recuperou a pintura de um exclusivíssimo Rolls Royce Ghost II, um sedã inglês avaliado em cerca de R$ 3 milhões. “Para mim, o maior desafio de um empresário vai ser sempre mostrar o seu diferencial, valores e transmitir isso para o mercado. Quem se destaca é quem hoje está à frente, na busca por detalhes que vão fazer a diferença do restante do mercado”, comenta Gabriela.
Na estética automotiva de Gabriela, o atendimento é feito 100% por mulheres, sendo ela e uma ajudante. Mas entre a clientela, 70% são homens e 30%, mulheres. Gabriela conclui: “Em relação ao fato de ser uma mulher, com serviços, digamos, mais braçais, o meu desafio é diário. Isso porque tenho que provar meu potencial todos os dias, a cada serviço”.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi