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Home Negócios

Natura converte vendas em mudança socioambiental

Na semana em que se comemora o Dia do Consumo Consciente (15 de outubro), a marca compartilha detalhes de sua estratégia para gerar impactos positivos

STG News Redação por STG News Redação
16 de outubro de 2025
em Negócios
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Natura converte vendas em mudança socioambiental

Foto da Associação dos Agropecuários de Beruri (Assoab), cooperativa beneficiada pelo Natura (Crédito: Thiago Theo/ Assoab/ Natura)

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Em 15 de outubro, comemora-se o Dia do Consumo Consciente e a Natura aproveitou a ocasião para reforçar o seu compromisso com a prosperidade coletiva e destacar o poder da escolha do consumidor na geração de impacto socioambiental positivo. Isto porque a cada R$1 vendido pela Natura, R$2,50 são gerados para a sociedade e a natureza. Na mesma proporção, R$80 reais em receita se transformam em R$200 num ecossistema de prosperidade.

A Natura mede resultados socioambientais da operação, como renda da rede de Consultoras, parcerias com comunidades da Amazônia, clima e circularidade, entre outros. Este valor é inerente aos processos da companhia, como compras de insumos, repartição de benefícios e formação educacional de parceiros.

“Quanto mais vendemos produtos, mais geramos impacto positivo para as pessoas e o mundo, para além do nosso ecossistema. Escolhemos investir em práticas que geram frutos, e a escolha consciente do consumidor potencializa isto”, diz Agenor Leão, Vice-Presidente de Negócios da Natura. Ao medir esses resultados, a Natura busca dar transparência para que qualquer pessoa possa entender mais sobre os efeitos das suas próprias escolhas.

Como o impacto é calculado

Quando você compra um produto Natura, parte da receita é direcionada em várias frentes: paga salários dignos, remunera consultoras e comunidades agroextrativistas, financia cursos e iniciativas educacionais, mantém a floresta em pé e apoia serviços públicos via impostos. Por meio de uma ferramenta chamada iP&L (Integrated Plan and Loss), especialistas conseguem transformar esses impactos positivos em números ao usar dados de saúde e ambientais. No fim, se vê que cada real que entra na Natura volta em dois reais e meio de valor para as pessoas e a natureza.

“O iP&L é como um extrato bancário da mudança que geramos no mundo. Além de mostrar quanto a Natura ganhou ou investiu, ele mostra o quanto que consumir os nossos produtos nos ajuda a levar benefícios às comunidades da Amazônia, aos catadores das cooperativas, às Consultoras de Beleza e tantos outros ecossistemas dentro e fora da empresa”, explica Agenor.

A compra de um produto Natura aciona fluxos que geram valor para a sociedade, como:

• Apoio à Renda e Empreendedorismo: o dinheiro que entra via compra remunera as Consultoras, gerando renda, formação e bem-estar para quem empreende.

• Valorização da Amazônia: as parcerias na Amazônia, que incluem a compra de insumos e a repartição de benefícios, geram valor social e ambiental para mais de 10 mil famílias que, juntas, ajudam a conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. Em 2024, a Natura compartilhou R$ 48,5 milhões em recursos nas comunidades.

• Educação Pública: o Instituto Natura recebe 100% do lucro da linha de produtos Crer Para Ver e investe em educação pública.

• Circularidade: o compromisso da Natura com a circularidade das embalagens impacta diretamente cooperativas de reciclagem, aportando desenvolvimento social e ambiental.

Linha Ekos, um símbolo do impacto positivo

Com 25 anos de atuação na Amazônia, a Natura se estabeleceu como pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Essa atuação fortalece a bioeconomia e é essencial para o consumo consciente, incentivando cadeias de ingredientes e pessoas que mantêm a floresta em pé.

A linha Ekos, fundada em 2000, é o símbolo deste compromisso. Ao escolher Ekos, o consumidor apoia a renda de quem empreende e valoriza a Amazônia, contribuindo para a conservação e regeneração ambiental na região.

____________

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Tags: ESGNaturasustentabilidade
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