A Natura foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como a empresa mais diversa do Brasil, de acordo com levantamento realizado pelo Datafolha. A pesquisa avaliou a percepção de diversidade e inclusão de grandes organizações brasileiras a partir de um amplo recorte populacional, consolidando a companhia como referência no tema.
“A diversidade é um elemento central da estratégia da Natura e vital para a sustentabilidade do nosso negócio. Acreditamos que a diversidade, a equidade e a inclusão são alavancas de inovação: olhares diversos antecipam tendências e garantem soluções mais inovadoras, sintonizadas com a realidade do consumidor brasileiro. Por isso, a pauta permeia todas as áreas da companhia, influenciando desde a cultura interna até o desenvolvimento de produtos. Celebramos liderar este ranking porque ele valida que construir um ambiente justo e representativo gera valor compartilhado e resultados consistentes.”, afirma Paula Benevides, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização da Natura.
A Natura foi lembrada de forma espontânea por 14% dos brasileiros entrevistados como a empresa que mais se destaca pela promoção da diversidade, igualdade e inclusão no país, reforçando a consistência de suas práticas e posicionamento nessa agenda. A empresa segue na liderança, muito à frente de concorrentes e outros setores, com pelo menos oito pontos percentuais de diferença para o segundo colocado. O estudo ouviu trabalhadores de cargos administrativos, similares ou superiores, de empresas com ao menos 50 funcionários, em 11 capitais brasileiras, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belém, Goiânia e Brasília. O questionário foi aplicado por meio de painel online entre 2 e 20 de setembro, totalizando 1.200 entrevistas.
Nos últimos anos, a Natura avançou em iniciativas estruturantes, como o Compromisso Antirracista, lançado em 2022, que ampliou significativamente a presença de pessoas negras em cargos de liderança, dobrando o número em posições gerenciais. Hoje, a companhia conta com iniciativas de diversidade e equidade em frentes variadas, que vão desde ações mais ligadas ao RH (como metas para a contratação de pessoas de grupos sub representados), até o desenvolvimento de produtos e campanhas.
Além disso, a Natura também já alcançou, em 2023, a equidade salarial, assegurada entre gêneros e raças por auditoria há três anos, e implementou o salário digno, conceito que se difere do salário mínimo, para 100% das pessoas colaboradoras.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram
Notícias regionais de empresas, investimentos e de carreira, sem custo e sem excesso de conteúdo. Selecionadas para a sua empresa. Participe da COMUNIDADE STG News e Leitura Estratégica: https://bit.ly/STGNewsLeituraEstrategica










