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Home Negócios

Natura recebe nota A de organização global sobre impactos ambientais

Entre mais de 21 mil empresas avaliadas, apenas 2% conquistaram o reconhecimento; Natura é a única brasileira do setor de cosméticos

STG News Redação por STG News Redação
15 de agosto de 2025
em Negócios
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Natura recebe nota A de organização global sobre impactos ambientais

Sede administrativa da Natura em São Paulo (Divulgação/Natura)

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A Natura foi reconhecida com nota A em Clima pelo Carbon Disclosure Project (CDP) , principal plataforma internacional que avalia a transparência e as ações das empresas diante das mudanças climáticas, além de receber nota A também na categoria de Avaliação de Engajamento do Fornecedor. Mais de 21 mil empresas no mundo foram avaliadas e apenas 2% conquistaram esse reconhecimento. No Brasil, somente oito empresas alcançaram a pontuação, sendo a Natura a única do setor de cosméticos presente neste índice.

A iniciativa tem como objetivo medir o engajamento empresarial com as metas climáticas, promover boas práticas dentro das organizações e acelerar a descarbonização nas cadeias globais de suprimentos. As empresas com pontuação A no índice são reconhecidas por iniciativas no combate às mudanças climáticas a partir dos critérios de Processos de Gestão de Riscos, Governança e Estratégia de Negócios, Engajamento com Fornecedores, Emissões de Escopo 3 e Metas Net Zero.

“Estamos há 15 anos no CDP e é a primeira vez que alcançamos a nota A em Clima, o que reforça nossa liderança em ação climática, engajamento com nossa cadeia de fornecedores quanto a descarbonização, combate e adaptação às mudanças climáticas. Recebemos com alegria essa conquista, que reconhece nosso compromisso com a construção de uma cadeia regenerativa e é um exemplo de consistência para seguirmos na transição para uma economia de baixo carbono, engajando parceiros em uma estratégia de descarbonização conjunta”, afirma Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade da Natura.

Um exemplo de como a Natura trabalha a descarbonização na cadeia é a Aliança Regenerativa, uma coalizão com fornecedores de diversos segmentos para fomentar boas práticas de sustentabilidade. Em um ano de Aliança, mais de 130 empresas já se tornaram signatárias, demonstrando o interesse da cadeia em uma atuação conjunta para a circularidade, rastreabilidade de matérias-primas, direitos humanos, diversidade e descarbonização em logística e produção.

Outro exemplo é a implantação de uma estação de biometano junto a nossa fábrica de Cajamar, no Brasil, prevista para ser inaugurada ainda em 2025. O objetivo é permitir o abastecimento dos veículos de nossos parceiros com esse combustível, produzido de forma renovável e sustentável. Internamente, adaptamos as caldeiras de nossa fábrica para que possam utilizar o biometano como fonte de energia.

O reconhecimento reforça o compromisso da Natura em se tornar uma empresa 100% regenerativa até 2050, devolvendo à natureza e à sociedade mais recursos do que consome, com impactos positivos em toda a cadeia de valor. A partir da recém-lançada Visão 2050, a Natura se compromete a:

● Promover resiliência às mudanças do clima e mitigação dos riscos com soluções regenerativas;
● Descarbonizar as operações com metas baseadas na ciência e alinhadas ao Acordo de Paris;
● Realizar uma transição justa e equitativa, que regenere a natureza e a sociedade.

Divulgação de carbono

O CDP é uma organização global que atua há 25 anos para promover a transparência ambiental nos setores público e privado. Segundo estimativas do próprio projeto, em dois anos após a divulgação dos dados pela plataforma, as organizações são capazes de reduzir as emissões diretas em 7 a 10%.

Mais de 24 mil empresas, em 130 países, divulgam dados ambientais por meio do CDP, o que representa dois terços da capitalização no mercado global. Entre as empresas pontuadas, 2% receberam nota A, e oito empresas receberam o triplo A (segurança climática, florestal e hídrica). A Natura reporta o CDP Clima há 15 anos e, em 2024, obteve destaque nas pontuações de Clima (A), além de aderir pela primeira vez os demais questionários de Florestas (B) e Água (B).

No último ano, o CDP aprimorou a metodologia ao substituir a Classificação do Envolvimento do Fornecedor (SER) por um modelo mais abrangente, com a nova Avaliação de Envolvimento do Fornecedor (SEA). O objetivo da mudança é incentivar as organizações a implementarem processos de redução de emissões que incluam suas cadeias de fornecimento.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta.

A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas.

____________

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Tags: carbono neutroCDPDestaque HomeESGGoiânia EmpresasNaturasustentabilidade
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