Por Frankslane Lopes de Jesus Silva
Em um mercado cada vez mais competitivo e saturado a diferenciação é crucial para o sucesso dos negócios. A capacidade de se destacar é determinante para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Mas o que significa realmente se diferenciar no mundo dos negócios? A diferenciação envolve a criação de uma proposta de valor única e relevante que atraia e retenha clientes.
Mas que estratégia pode ser adotada para compreensão do significado de valor para o nosso cliente? A verdade é que as empresas precisam conhecer profundamente seus clientes para a entrega de soluções alinhadas às expectativas do seu público, podendo utilizar os recursos das tecnologias digitais para proporcionar um crescimento significativo na geração de vínculo e geração de dados. Em um mercado com a oferta de produtos e serviços acima da demanda é urgente conhecer o cenário de necessidades e expectativas do nosso maior tesouro “o cliente”.
Percebemos muitas vezes uma luta frenética para chamar a atenção deste cliente, que se vê bombardeado de ofertas esmagadoras, a qualidade duvidosa dos produtos, os e-mails metódicos e sem criatividade, os conteúdos irrelevantes nas mídias digitais, ações de publicidade e propaganda sem encantamento e geração de significado, entre outras ações amadoras, sem planejamento e gestão da análise do seu público-alvo. Segundo o artigo da plataforma Awari by Fluency, a análise de dados dos usuários da Netflix desempenha um papel fundamental na estratégia de sua empresa: “A análise de dados permite que a Netflix identifique tendências de visualização, padrões de comportamento e preferências dos usuários. Com isso, a empresa pode segmentar seu público-alvo com maior precisão e fornecer conteúdo relevante e personalizado para cada usuário. Isso resulta em uma experiência mais envolvente e satisfatória para os assinantes, aumentando a fidelidade à plataforma”.
Uma ferramenta eficiente e econômica que podemos utilizar é Google Forms. Gere o link e envie para o público desejado. Após o fechamento da pesquisa, gere os relatórios e realize a análise das informações, tendo assim subsídios para criação de novas estratégias. Com a coleta de informações é possível realizar a Personalização da Experiência do cliente através de diferentes ferramentas.
Cinco dicas para se conectar com o seu cliente
1) Mensagens no WhatsApp personalizados para comunicação com o cliente;
2) E-mails personalizados com ofertas e conteúdos relevantes;
3) Conteúdo relevante e engajador, crie blogs, vídeos, posts em redes sociais, organize webinars, eventos on-line, networking com referências digitais de sua marca, etc;
4) Análise de Sentimento e Feedback do Cliente – monitore suas redes sociais e analise comentários e avaliações;
5) Implemente chatbots com atendimento personalizado e imediato.
Em um mercado onde a competição é intensa e os consumidores são exigentes, a capacidade de oferecer algo único e relevante é essencial. Conhecer profundamente o perfil do cliente e utilizar ferramentas digitais para entregar valores são caminhos seguros para alcançar o sucesso.
Concorda com a estratégia de conhecer seu cliente e usar as ferramentas digitais como meio de aproximação, como um diferencial competitivo neste mercado saturado?
Frankslane Lopes de Jesus Silva
Instrutora dos cursos de Gestão do Senac Goiás
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