Hoje, as empresas devem se conectar com as comunidades que estão inseridas, sendo fundamental para que as culturas, conceitos e costumes locais reforcem os valores globais da marca. Esse é o contexto que define o Lobal (Local-Global), ou seja, para se fazerem relevantes as empresas devem se adaptar as peculiaridades locais.
Os consumidores mudaram, não estão mais conectados com comunicação em massa. Enquanto antes, por exemplo, a Coca Cola fazia sua campanha em Atlanta e distribuía para o mundo todo independente de cultura, conceito e costumes, hoje ela cria suas campanhas de forma local, considerando os fatores regionais, e isso vem acontecendo há algum tempo com todas as marcas globais. Eles perceberam que a verdadeira atração e encantamento do consumidor vem com uma experiência corporativa direta e personalizada.
As empresas devem começar a adotar em seu dia a dia esta forma de abordagem do marketing. Pensar em contexto de massa para atingir os consumidores, fará com que percam tempo e dinheiro, além dos próprios consumidores.
Devemos entender a personalidade, cultura e costumes de cada nicho de consumo e com isso, de forma direta, estabelecer uma conexão com cada um deles.
As grandes empresas antenadas no mercado e nos consumidores já perceberam isso, por exemplo a IKEA que criou o Ikea ThisAbles, agindo de forma assertiva em um de seus nichos.
Neste sentido o mundo encolheu, e temos que encolher também no que diz respeito ao marketing e na comunicação com nossos consumidores.