Por Leo Moreira
Ter seu próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, muitos são motivados por terem talentos e condições para gerar negócios e riquezas, da mesma forma, outros, às vezes, pelo simples fato de acreditarem que ter autonomia profissional sem subordinação é a principal motivação.
Acontece que, ao investir no empreendedorismo, a pessoa passará a lidar com as instabilidades e incertezas do mercado, seja ele qual for, e ainda entender que se consolidar em uma zona de conforto nunca será uma opção.
Tudo envolverá tomada de decisões e obviamente todas as opções envolverão o “risco do negócio”, afinal, o negócio é seu e os riscos dele também.
“No mundo moderno, a gestão de riscos “consiste em desenvolver processos e organizações flexíveis e sólidas” que possam resistir a diferentes tipos de incertezas enquanto aproveitam as oportunidades que agregam valor e contribuem para o crescimento.”
(CFA Research Foundation) A Practical Guide to Risk Management
Risco é a incerteza envolvida na obtenção de um resultado ou um de objetivo. A incerteza surge da possibilidade de se obter um resultado inesperado ou indesejado. Risco está relacionado à imprevisibilidade dos resultados desejáveis.
Desta forma, é imprescindível que o empreendedor inclua em seu plano de negócios os riscos que estarão eminentes em suas operações (Ambiente empresarial que as empresas têm controle) e sobretudo no mercado (Ambiente não empresarial que as empresas não têm controle) que estará inserido. Não podemos deixar de lembrar dos riscos financeiros que merecem atenção redobrada, principalmente para aqueles pequenos negócios, cujo o capital de giro é escasso, necessitando de liquidez é imediata e as opções de crédito para investimentos são mais limitadas.
“Sua empresa é um conjunto de decisões: você tem de escolher seu mercado e decidir seus produtos. Cada parte do negócio é o resultado das ações, por trás das quais há decisões. Elaborar uma estratégia consiste em tomar decisões.”
(Max Mckeown) The Strategy Book
O empreendedor deve selecionar para seu negócio os “riscos estratégicos” para conseguir seus objetivos e o mais importante é saber quais são os riscos que proporcionarão melhores resultados e como podemos aproveitá-los com eficiência.
Sendo assim, o empreendedor dever ser sucinto e simplificar ao máximo as metodologias que serão adotadas em cada processo do seu negócio, expor-se apenas aos riscos que realmente valem a pena correr e mesmo assim, ainda consiga trabalha-los de forma sustentável.
Partimos do princípio que cada empreendedor saiba onde está “pisando” e que o sucesso é fruto de uma gestão profissional e cercada de boas estratégias. Desta forma, saibam que os lucros ou prejuízos sempre serão de quem está à frente dos negócios.
Leo Moreira
Empresário do ramo de serviços e Professor de Graduação e Pós Graduação. Profissional especialista em Gestão Estratégica de Serviços (FGV) Finanças/ Controladoria (FGV), Gestão Empresarial (CAMBURY) e Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios (IPOG) com módulo internacional em Teoria de Negociação na Harvard University (EUA).