Palmas Empresas (TO) – A diretoria executiva do Sebrae Tocantins se reuniu com a reitoria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para assinar um termo de cooperação técnica. O documento formalizou a parceria entre as duas instituições para colaboração mútua através da troca de experiências, capacitações e projetos que unem a educação e o empreendedorismo por meio da inovação e da tecnologia para a comunidade educacional.
O termo foi assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae (CDE), Rogério Ramos,superintende do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, e o reitor da Unitins Augusto Rezende, na tarde de segunda-feira, 24.
Dentre as ações destacam-se a capacitação dos professores e alunos nas metodologias de Educação Empreendedora do portfólio do Sebrae.
“Unir a inovação e a tecnologia ao empreendedorismo é o casamento perfeito para o surgimento de soluções para o atual cenário econômico do mundo. Ao trazer esses conceitos para o ambiente acadêmico temos um mar de oportunidades que cada vez mais agrega novos empreendedores no sistema, estimulando o desenvolvimento da economia e a qualidade de vida das pessoas”, destacou Rogério Ramos.
Segundo o reitor da Unitins, Augusto Rezende, o objetivo dessa parceria é promover o desenvolvimento do corpo discente e docente da instituição junto a educação empreendedora com foco na inovação.
“Acreditamos que a inovação e o empreendedorismo perpassam todos os cursos da Unitins. Junto com o Sebrae esperamos estimular a habilidade empreendedora de nossos alunos e professores”, afirmou.
Para Moisés Gomes, superintendente do Sebrae a inovação e tecnologia deixaram de ser conceitos distantes e são elementos essencial no cenário atual.
“Atuar nos eixos da inovação e tecnologia é essencial neste momento desafiador que o mundo se encontra. O empresário do futuro sai formado de instituições como a Unitins, por isso esse tipo de parceria se torna essencial, por enxergar no futuro dos jovens a solução para o crescimento do nosso país”, explanou.
Segundo explicou a a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, para colocar o empreendedorismo em prática no ambiente acadêmico foi preciso unir forças.
“Quando se fala de educação empreendedora, estamos falando das pessoas que serão o futuro do mercado. Não temos dúvidas de que essa cooperação será um marco da Unitins e do Sebrae”.