• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Páscoa: comércio espera aumento de 18% nas vendas em relação a 2021

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF revela alta na expectativa de lojistas e consumidores

STG News Redação por STG News Redação
7 de março de 2022
em Negócios
0
Páscoa: comércio espera aumento de 18% nas vendas em relação a 2021

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Brasília Empresas (DF) – Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF sobre as vendas durante a Páscoa revela que o comércio espera por um aumento de 18,08% em relação ao ano passado. Para 42,91% dos lojistas, a data será melhor em 2022 se comparada com o ano anterior. Esse índice teve uma considerável variação em relação a 2021, época em que as restrições impostas pela pandemia ainda impactavam na circulação de consumidores. Naquele ano, apenas 28,70% dos comerciantes acreditavam que as vendas seriam positivas.

Outro índice favorável ao comércio refere-se à queda na percepção negativa sobre a data. Atualmente, apenas 2,4% dos lojistas acham que o período será pior que no ano passado. Em 2021, a sensação de que os negócios não iriam bem atingiu 13,40% dos comerciantes.

“O que estamos vendo hoje é reflexo do avanço da vacinação. Esse processo de retomada da economia no comércio se deu a partir do momento em que as pessoas passaram a sentir mais seguras para sair de casa, e os comerciantes mais otimistas para planejarem seus negócios”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.

O valor do ticket médio registrou alta tanto na expectativa dos consumidores quanto dos lojistas. Para quem irá comprar um presente, o orçamento planejado gira em torno de R$ 149,16. No ano passado, os consumidores previam gastar R$ 99,83. A variação nesta medição ficou em torno de +49,41%. Já os lojistas esperam que o valor médio da compra passe de R$ 81,43 (2021) para R$ 148,67 (2022) – variação positiva de +82,6%.

Outro índice que apresentou alta foi o de consumidores que pretendem presentear alguém durante a Páscoa. Passou de 60,79% (2021) para 66,86% (2022). A média de presentes neste ano ficou em 2,85 – pouco mais que os 2,3 registrados anteriormente. Como de costume, mulheres devem ir mais às compras do que homens – 73% contra 59%.

Dentre os 33,14% dos entrevistados que não possuem a intenção de presentear na Páscoa de 2022, destaca-se que 40,59% alegaram dificuldade financeira para comprar presentes. Outros 34,71% disseram estar desempregados.

Produtos

Basicamente, entre as preferências dos consumidores, ressalta-se que a maior parte se concentra na compra de ovos de páscoa (46,18%) e chocolates/trufas (37,75%). Cestas de café da manhã são a terceira opção, ficando com 16,7%. A maioria dos consumidores pretende comprar em lojas de shoppings (36,73%), no período da tarde (47,81%) e aos finais de semana que, considerando de sexta a domingo, somam mais de 82% do apurado: sábados (36,46%), sextas (27,61%) e domingos (18,36%).

Formas de pagamento

Para os consumidores, a forma de pagamento mais utilizada será o cartão de crédito, com (42,69%). Quase metade dos entrevistados também indicaram que irão pagar as suas compras por meio de dinheiro (27,49%) ou em cartão de débito (20,76%). Isso representa que 48,25% vão liquidar imediatamente o valor das compras.

Assim como observado na visão do consumidor, a maioria dos lojistas esperam vender mais no cartão de crédito, com mais de 46,91% do apurado. Outros 35,53% esperam receber no débito, e apenas 8,78% dos lojistas esperam receber o pagamento em dinheiro, o mesmo para Pix/Transferência que vem aumentando gradativamente.

A maioria dos lojistas (66,47%) declarou que irá utilizar-se de alguma estratégia para aumentar as vendas na Páscoa de 2022. Dentre elas, a diversidade de produtos foi a estratégia mais mencionada, com 20,64%, seguida pela promoção (19,28%).

A maioria dos lojistas (82,63%) também disse que irá manter os preços exercidos na Páscoa de 2021. Outros 16,77% declararam que vão aumentar os preços. Apenas 0,60% declararam que vão diminuir os valores dos produtos. O indicador da variação de preços apurou um aumento médio de +6,98%.

A pesquisa mostrou ainda grande predominância na manutenção dos mesmos níveis do estoque (71,66%). Porém, 28,34% declararam que aumentaram ou vão aumentar o estoque para a data comemorativa, dentre os que vão aumentar, a média de aumento ficou em torno de 22,07%.

Metodologia

A coleta de dados para a pesquisa sobre o comércio durante a Páscoa se deu no período de 10 a 25 de fevereiro de 2022. A abordagem aos consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do Distrito Federal, resultando em uma amostra de 513 entrevistados. Já a abordagem aos lojistas se deu de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 501 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.

Fonte: Jornal de Brasília
Tags: Brasília EmpresasPáscoavarejo
Post Anterior

Renda de brasileiros com lucros e dividendos cresce na pandemia

Próximo Post

Com 5 milhões de brasileiros conectados, metaverso desperta interesse do varejo nacional

Próximo Post
Metaverso: entenda o que é e porque devemos ficar atentos a essa tecnologia

Com 5 milhões de brasileiros conectados, metaverso desperta interesse do varejo nacional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade