Palmas Empresas (TO) – Se você tem ou pretende ter um negócio, conhecer a linguagem do empreendedorismo faz toda a diferença. Saber falar sobre o assunto – ou compreender o que os outros estão falando – dá segurança, além de uma sensação de pertencimento capaz de deixá-lo ainda mais à vontade para cumprir seu papel.
Caso ainda não esteja familiarizado, tudo bem. Quanto mais conviver com outros empreendedores, trocar ideias e buscar conhecimento, melhor. Quando menos perceber, o uso das palavras será natural e a compreensão cada vez mais fácil.
Veja alguns termos ou siglas que fazem parte desse vocabulário e o que eles significam. E acostume-se: o universo business, ou seja, dos negócios, é mesmo cheio de termos em inglês.
Branding – Estratégia de gestão da marca para que ela seja percebida, lembrada e reconhecida pelos clientes.
Capital de Giro – Dinheiro que faz o seu negócio girar. É a reserva que a empresa precisa ter para manter o funcionamento, a diferença entre o que você tem disponível em caixa e o que você deve.
Escalabilidade – Capacidade de crescer e atender novas demandas sem aumentar expressivamente os custos.
E-commerce – Abreviação em inglês de comércio eletrônico. Comercialização de serviços ou produtos pela internet.
Fluxo de caixa – Movimento das entradas e saídas de dinheiro do caixa, controle das movimentações financeiras.
Franchising – Expansão do negócio por meio de franquias, um modelo de negócio testado e consolidado em que o detentor da marca cede a terceiros o uso da marca.
Marketplace – Sistema colaborativo e vendas. Modelo de negócio conhecido como shopping virtual. Plataforma na qual diferentes lojas podem vender seus produtos.
MEI – Microempreendedor individual. Pessoa que trabalha por conta própria, formalizada como pequeno empresário.
Métricas – Ferramentas que permitem mensurar e monitorar uma estratégia ou ação. indicadores usados para conhecer usuários/clientes, traçar estratégias e analisar resultados.
NF-e – Nota Fiscal Eletrônica. Nota fiscal digital, emitida e armazenada eletronicamente, com validade jurídica para todos os fins.
Pitch – Apresentação curta e objetiva de um negócio para “vender” a ideia a possíveis investidores, sócios, clientes ou parceiros.
PJ – Pessoa Jurídica. Entidade formada por uma ou mais pessoas físicas com um propósito, registrada por um CNPJ.
ROI – Abreviação em inglês de Retorno Sobre Investimento. Corresponde a um percentual de quantidade de dinheiro ganho em relação à quantidade de dinheiro investido.
Simples Nacional – Regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização aplicável às microempresas e empresas de pequeno porte.