• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Pesquisa reúne dados sobre hábitos de consumo em Mato Grosso

Informações podem ser preciosas para orientar empresários na definição de estratégias de negócio

STG News Redação por STG News Redação
20 de outubro de 2021
em Negócios
0
Pesquisa reúne dados sobre hábitos de consumo em Mato Grosso

(Rawpixel)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Rondonópolis Empresas (MT) – A pandemia da covid-19 mudou completamente a vida das pessoas e isso inclui comportamentos na hora da compra de produtos e contratação de serviços.

Pesquisa Hábitos de Consumo em Mato Grosso, feita pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MT), através da  Gerência de Inteligência Estratégica/Núcleo de Inteligência de Mercado, revela que a exigência de ficar recluso em casa para evitar a contaminação pelo coronavírus levou muita gente a fazer compras usando os meios digitais. 64% dos respondentes sentiram a necessidade de comprar via aplicativos ou mídias sociais, sendo que comentários em redes sociais influencia na decisão de compra, como apontaram 37% dos ouvidos. Para 26% dos entrevistados, comentários de amigos e conhecidos sobre determinado produto ou serviço influencia na sua decisão de compra.

Dentre os que preferem comprar em lojas online, 78% só deixa para comprar em lojas físicas apenas o que não encontra no universo digital e quando procuram informações sobre um produto novo, a grande maioria (57%) dos ouvidos pela pesquisa procura em sites de busca; 36% nas lojas online e 29% nas redes sociais.

Os hábitos relativos às compras presenciais também mudaram, 53% dos que compram em lojas físicas preferem fazer compras em shoppings e houve mudança também nos horários – 16% dos entrevistados disseram optar por momentos alternativos para evitar aglomerações em supermercados e lojas.

Além disso, 25% das respostas mostram o comportamento mais cauteloso em que algumas pessoas passaram a comprar somente o indispensável devido às incertezas do momento – lembrando que a coleta da pesquisa foi feita no período entre 22/06 e 24/08, quando índices de contaminação eram mais altos.

21% dos entrevistados afirmaram que passaram a comprar apenas o que é essencial em função do período de pandemia, sendo que 59,5% das respostas apontam aumento no consumo de alimentos e bebidas durante o período de quarentena.

A busca por produtos e serviços associados à saúde e bem-estar também cresceu e foi apontada por 12,5% dos respondentes.

Quanto às formas de pagamento, o cartão de banco é forma de pagamento mais utilizada, seja no crédito parcelado (52% das respostas) ou no débito (46% das respostas) ou na forma de crédito à vista (34% das respostas). 32% preferem pagar em dinheiro e 23% usam o Pix (essa pergunta permitia mais de uma resposta). A faixa de valor gasto nas compras locais variou de R$ 51,00 a R$ 150,00.

A pesquisa tem como objetivo compreender os hábitos de consumo dos mato-grossenses, entender como os consumidores agem, quais os fatores que influenciam suas decisões de compra, de que forma costumam comprar certos produtos, quais os meios mais utilizados para o acesso às marcas, qual a frequência e tendências de consumo.

A analista técnica do Sebrae MT, Valéria Ribeiro Calisto, uma das responsáveis pelo levantamento, reforça que os empresários podem utilizar as informações da pesquisa para orientar os negócios e as tomadas de decisões.

“É muito importante entender o comportamento dos consumidores, isso pode fazer toda a diferença na hora dele colocar a estratégia de negócios em prática. É fundamental compreender como o cliente se relaciona com os produtos, serviços, marcas, principalmente como faz as suas escolhas”, resume.

Ela reforça que o empreendedor precisa entender esse comportamento e todas as variáveis no entorno do cliente. “Tudo isso é muito importante para quem está fazendo a gestão de um negócio e usar essas informações para tomar decisões a respeito do negócio dele. A forma como vai expor seus produtos e/ou serviços, como vai fazer propaganda, como vai receber e como vai se relacionar com os seus clientes”.

A coleta de dados foi feita por telefone com 600 pessoas, ponderada pelas macrorregiões de MT com a média da faixa etária dos respondentes  entre 25 e 35 anos, sendo 31,22% masculino e 68,78% feminino. A maioria dos entrevistados (74,7%) possui renda mensal de R$ 2.201,00 a R$ 11.000,00. A confiabilidade é de 95%.

Acesse a pesquisa completa neste link 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Tags: Hábitos de consumoRondonópolis EmpresasSebrae
Post Anterior

Hospital Municipal de Araguaína conquista selo internacional, o primeiro no Tocantins

Próximo Post

Caoa Chery prepara lançamentos para vender 70.000 carros em 2022

Próximo Post
Caoa Chery prepara lançamentos para vender 70.000 carros em 2022

Caoa Chery prepara lançamentos para vender 70.000 carros em 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade