Os preços dos produtos de limpeza vendidos em Goiânia tiveram um reajuste médio de 0,55% em julho, mais do que o dobro da média nacional no período (0,27%), segundo aponta o IBGE no último boletim do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta sexta (25). Apesar da alta em julho, a variação na capital goiana foi a menor nos últimos três meses, aponta o consultor em produtos de higiene e limpeza Rafael Gonçalves, CEO da Aqualis Soluções.
Após um reajuste médio de 0,12% em abril, os preços dos produtos de limpeza em Goiânia subiram mais fortemente em maio (0,98%, em média). Em junho, essa oscilação desacelerou, atingindo uma média de 0,67%, e freou um pouco mais em julho, cravando em 0,55%.
“O setor de higiene e limpeza é um mercado que tem as suas sazonalidades, com preços finais sendo influenciados por fatores momentâneos, como alta ou queda nos combustíveis, por exemplo, ou condições já esperadas, a depender da época do ano. No caso de julho, o resultado é reflexo de baixa na demanda, vez que as escolas e muitas empresas entram de férias, provocando uma baixa na procura, além das próprias famílias passando mais tempo fora de casa”, explica Rafael Gonçalves.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi