Goiânia Empresas (GO) – Presidentes e diretores da Central Sicoob Uni e das cooperativas ligadas a ela participaram de um curso de media training nesta semana. O objetivo principal foi preparar os profissionais para atuar como um porta-voz em diversos momentos e veículos de comunicação, ter mais segurança ao conceder uma entrevista, além de melhorar o relacionamento com a imprensa em geral.
O curso foi on-line e com o conteúdo dividido em dois dias. Na segunda-feira os temas foram Comunicação em situação de crise e conduta em redes sociais, com o gerente de comunicação e marketing do CCS (Centro Cooperativo Sicoob), Ranny Galli, e Como se portar em entrevistas e vídeos no meio digital, com a jornalista Liliane Bueno. Na terça-feira, foi a vez da fonoaudióloga Carolina Moura falar sobre Habilidades comunicativas, dicção e voz, e o encerramento foi com o jornalista Handerson Pancieri com o tema Como se portar em entrevistas no meio TV.
Participaram presidentes e diretores de cooperativas de vários estados. No primeiro dia do media training, eles aprenderam o que é um porta-voz e a importância de estar preparado para falar principalmente sobre cooperativismo. “O porta-voz precisa estar seguro e capacitado para falar com o público”, destacou Liliane Bueno.
A jornalista ainda abordou o cuidado com as redes sociais e a importância de repassar uma norma de conduta aos colaboradores. “É importante ter esse cuidado com a imagem da empresa com posicionamentos nas redes sociais”, ressaltou Liliane Bueno. Outro ponto repassado no media training destaca a necessidade de o porta-voz saber com quem se comunica e ser didático e objetivo para ser entendido por públicos diferentes.
“Um porta-voz bem preparado evidencia o bom desempenho da cooperativa perante à sociedade”, afirmou o apresentador de TV, Handerson Pancieri. Segundo o jornalista, com isso é possível aproximar a cooperativa das pessoas de forma ampla. Ele explicou ainda a importância de o porta-voz dar informações precisas e sempre se preparar para conceder uma entrevista, seja no rádio, na TV, web e impresso.
“Além de saber o conteúdo, é necessário evitar termos técnicos e de difícil compreensão do público. E chama atenção também trazer dados positivos sobre o segmento”, disse Pancieri. Para auxiliar ainda mais os presidente e diretores, a fonoaudióloga Carolina Moura frisou a importância de cuidar da voz e com exercícios diários. “Uma voz firme passa mais segurança, além de ser importante a parte da ênfase e da entonação”, afirmou a profissional.