Anápolis Empresas (GO) – Anápolis recebe hoje, 15, um evento de alta categoria da pecuária brasileira, a Feira Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro).
O evento é uma realização do Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e ocorre paralelamente em outras duas localidades: Sanclerlândia e Cidade de Goiás.
Segundo a médica veterinária da Emater, Gessyca Neves de Oliveira, uma das coordenadoras da ação em Anápolis, além do comércio dos touros, a feira pretende oferecer, por meio de palestras, conhecimento acerca da genética e produtividade do gado. Os participantes também poderão saber mais sobre linhas de crédito para aquisição de animais puros de origem.
Touros puros de origem
Os animais que serão comercializados na Pró-Genética são considerados touros melhoradores. Por serem animais puros de origem, ou seja, seguirem uma linhagem genealógica conhecida e registrada, esses touros têm o objetivo de imprimir uma genética superior aos animais reproduzidos a partir deles, visando o aumento e o melhoramento da produção de leite e carne.
De acordo com a zootecnista da ABCZ, Vanessa Barbosa, os ofertantes, além de possuírem o registro definitivo da associação, que certifica que o touro é puro de origem, necessitam apresentar diversos exames dos animais: o andrológico positivo, atestando a qualidade do animal como reprodutor; exame negativo para brucelose e tuberculose; e a comprovação de peso mínimo de acordo com a raça, idade e regime alimentar.
Por meio desses testes, o touro pode ser comercializado de maneira livre com a mediação dos técnicos da Emater. Desta maneira, é garantido ao produtor um animal de alto padrão genético.
Acesso às tecnologias produtivas
Ainda de acordo com Vanessa, a realização das feiras é fundamental para que médios e pequenos pecuaristas tenham acesso a novas tecnologias.
“Esse evento é a melhor maneira do produtor ser alcançado. É na feira que ele pode conversar diretamente com que está vendendo os animais. Por meio das palestras dos técnicos da ABCZ e da Emater, esse produtor pode com mais tranquilidade receber todas as informações e negociar”,
conclui a técnica da ABCZ