O Programa Prolata, associação sem fins lucrativos criada para cumprimento das políticas de resíduos sólidos, concluiu o ano de 2023 com expansão de sua atuação no Mato Grosso e meta estadual cumprida em conjunto com parceiros localizados no estado. A logística reversa na região superou meta de 22% proposta, cumprindo 31,6% no Estado. Ao todo, 1.728,10 toneladas de embalagens de aço pós-consumo foram coletadas e o volume foi submetido à validação do verificador de resultados Central de Custódia.
Com o objetivo de aumentar a capilaridade e promover o escoamento do aço para revalorização na siderurgia, o Programa firmou parceria com entreposto e deu continuidade às ações estruturantes realizadas em parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis, incluindo novas formas de apoio e fortalecimento dos grupos.
As atividades realizadas pelo Prolata no Estado do Mato Grosso foram estruturadas de acordo com os critérios de viabilidade técnica-econômica, população, volume de resíduos gerados, eficiência em gestão de resíduos, facilidade para o escoamento do material e presença de cooperativas e/ou entrepostos. “Dentro do cenário da reciclagem de embalagens de aço no Mato Grosso balizamos nossas ações em entrepostos, cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis, além da disseminação da educação ambiental”, afirma Cristine Fulchini, coordenadora de projetos Prolata.
________________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi