• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

PwC Agtech Innovation mapeia inovação aberta no agro

Pesquisa inédita indica que 82% das grandes empresas e cooperativas estão presentes em pelo menos um hub de inovação e 76% praticam a inovação aberta

STG News Redação por STG News Redação
4 de outubro de 2024
em Negócios
0
PwC Agtech Innovation mapeia inovação aberta no agro

Maurício Moraes, CEO do PwC Agtech Innovation e líder de agronegócio da PwC Brasil | Divulgação

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

O agronegócio no Brasil vive um momento de contínuo esforço entre agentes de seu ecossistema em busca das melhores práticas, soluções e evolução na gestão do conhecimento: 82% dos players ouvidos para o Termômetro da Inovação Aberta no Agro, estudo lançado pelo PwC Agtech Innovation, estão presentes em pelo menos um hub de inovação e 54% participam de dois ou mais. O levantamento, em sua primeira edição, mede o grau de maturidade da prática da inovação no setor.

“A nossa pesquisa explora a complexidade e a dinâmica do ecossistema de inovação no agronegócio, destacando a necessidade de estratégias integradas que coordenem todos os participantes do ecossistema em torno de uma colaboração mais efetiva”, afirma Maurício Moraes, CEO do PwC Agtech Innovation, sócio da PwC Brasil e líder do setor de agronegócio.

Cerca de três quartos das empresas participantes (76%) praticam a inovação aberta, o que demonstra o entendimento de que é valiosa a colaboração citada pelo sócio. “Nesse contexto, os hubs de inovação, a exemplo do PwC Agtech Innovation, emergem como facilitadores que conectam e refinam as interações entre as partes”, complementa.

O estudo demonstra que há, também, a necessidade de refinar estratégias para integrar melhor as soluções de inovação às demandas práticas do campo e promover a sustentabilidade agrícola. Atualmente, 82% das organizações gostariam de colaborar com parceiros estratégicos no futuro, mas apenas 38% se sentem preparadas para este tipo de ação.

Ainda dentro de uma tendência de que é preciso fortalecer laços para evoluir em conjunto, 80% dos participantes esperam que seus grupos de inovação façam conexões com áreas internas e parceiros externos, mas só 32% afirmam que estão efetivamente conectados. Além disso, apenas 28% conseguem escolher parceiros externos com facilidade, para 68% esta busca é um objetivo futuro.

Papéis dos atores

Em relação ao envolvimento e ao impacto de diferentes agentes no ecossistema de inovação aberta no agronegócio, os participantes da pesquisa classificaram os hubs de inovação como muito influentes. Na pesquisa, 62% concordam ou concordam totalmente com a afirmação que “os hubs de inovação estão acelerando a adoção de tecnologia dentro e fora da porteira” – o que destaca a importância desses centros.

“No PwC Agtech Innovation, criamos o ambiente ideal para a experimentação, conexão e desenvolvimento de soluções, garantindo que os projetos sejam executados com objetivos claros e expectativas alinhadas, apoiando nossos clientes em toda a sua jornada de inovação”, afirma Dirceu Ferreira Júnior, COO do PwC Agtech Innovation e sócio da PwC Brasil.

Quase dois terços (60%) dos participantes afirmam que os investidores de risco são parte fundamental do ecossistema de financiamento para soluções agrícolas. Os governos, com 55%, são reconhecidos por oferecerem incentivos à inovação, na forma de subsídios, regulações favoráveis ou apoio direto.

Já os produtores rurais parecem ser os menos conectados com as startups: apenas 14% dos participantes indicam que esse grupo está engajado em parcerias, o que aponta para uma oportunidade de aumentar a interação entre esse grupo e os empreendedores, potencialmente acelerando a adoção e o impacto de novas tecnologias no campo. Dos participantes do Termômetro, 46% concordam ou concordam totalmente com a afirmação que os produtores brasileiros estão abertos a testar novas tecnologias – o que reforça o ponto de que o terreno é fértil para cooperação com os produtores, atores que precisam estar no centro do ecossistema de inovação.

Com quem colaborar?

Todos os entrevistados indicam a intenção de colaborar com startups, o que destaca a importância delas como motores de inovação no agronegócio. Grandes empresas (89%), instituições de pesquisa (89%) e academia (86%) também são vistos como parceiros estratégicos importantes. Esses altos índices são o reconhecimento de que a inovação é impulsionada por uma abordagem colaborativa, com conhecimentos e recursos de diversos campos e setores.

Os produtores (79%) constituem uma parcela importante, o que indica uma valorização das contribuições práticas e do feedback direto dos usuários finais das inovações no contexto agrícola.

Por quê inovar?

Três quartos dos participantes (75%) identificam a vantagem competitiva e a satisfação do cliente como objetivos primordiais das estratégias de inovação, enquanto 74% reconhecem a importância de antecipar tendências para posicionar proativamente a empresa. Menos da metade dos respondentes (47%) acredita ter uma estratégia de inovação bem definida e uma direção estratégica comunicada pela gestão sênior, mas 86% identificam esse como um cenário-alvo em suas organizações.

Apenas 26% percebem nas suas organizações um equilíbrio entre os objetivos de crescimento de médio e longo prazo e a necessidade de atingir metas operacionais de curto prazo. Há ainda uma deficiência na definição dos tipos de inovação (modelo de negócios, produto ou serviço) e na proporção de cada horizonte de inovação (incremental, transformacional, radical) necessários para manter a ambidestria organizacional. Por outro lado, o forte apoio da liderança ao time de inovação é reconhecido por 67% dos participantes.

Tecnologia

A pesquisa revela uma clara tendência de digitalização e aplicação de tecnologias avançadas em todas as etapas do processo agrícola, desde a preparação do solo, plantio até a colheita e distribuição, com crescente preocupação com a sustentabilidade e eficiência operacional entre as empresas e cooperativas.

Na categoria “antes da porteira”, os investimentos em tecnologia se concentram em inteligência artificial (61%), digitalização (57%) e automação, aprendizado de máquina e robótica (55%). Esta é a fase em que os dados e a pesquisa agrícola desempenham um papel fundamental para o desempenho das demais atividades da cadeia produtiva.

Na sequência, o Termômetro da Inovação avalia os investimentos “dentro da porteira”. Nesta categoria, tecnologias  de agricultura de precisão foram destacadas por 69% dos participantes e, na sequência, as soluções para descarbonização e ESG aparecem como a segunda maior frente de investimento tecnológico, para 55% dos respondentes, mostrando que eficiência operacional e sustentabilidade são as maiores preocupações da cadeia produtiva do agro.

Por fim, em “depois da porteira”, armazenamento, infraestrutura e logística lideram os investimentos com 59% das respostas, enquanto a indústria 4.0 está entre os investimentos de 52% dos respondentes. Com relação a aportes em startups, 26% da amostra de corporações e cooperativas investem com venture capitalists, 23% já adquiriram startups e 23% investem por meio de corporate venture capitalists.

Outras dimensões

Aliada à análise possível que as respostas permitem fazer a respeito do ecossistema do agronegócio, o Termômetro ainda avalia outras quatro dimensões: objetivo, estratégia e liderança; governança e métricas; cultura e talentos, e financiamento e portfólio. Para isso, foi adotada uma abordagem metodológica mista, na qual a pesquisa combina fases quantitativa e qualitativa para oferecer uma visão completa das dinâmicas que impulsionam a inovação no setor.

Além da fase quantitativa, com a coleta de respostas objetivas dos 86 participantes, a  qualitativa incluiu entrevistas aprofundadas com startups, grandes empresas, entidades educacionais e de pesquisa, cooperativas e produtores. O objetivo foi conhecer melhor suas visões e experiências sobre a inovação no setor. O relatório não apenas mapeia o estado da inovação nas organizações estudadas, mas também orienta sobre como fortalecer e sustentar a cultura de inovação de forma eficaz.

Os resultados indicam que os participantes reconhecem as áreas que necessitam de melhoria e que há um caminho importante a ser percorrido para alcançar os estados desejados. Nesse contexto, a participação ativa em hubs de inovação emerge não mais como um diferencial para os players do agronegócio, mas como um requisito essencial para promover a colaboração entre os diversos atores, acelerar o progresso e induzir mudanças significativas no mercado.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: AgronegócioinovaçãoPwC Agtech InnovationRondonópolis Empresas
Post Anterior

VITAMEDIC se une à EVOX para ampliar conformidade regulatória

Próximo Post

Grupo Conceito divulga seu primeiro relatório de sustentabilidade

Próximo Post
Grupo Conceito divulga seu primeiro relatório de sustentabilidade

Grupo Conceito divulga seu primeiro relatório de sustentabilidade

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade