Por Thiago Neves
Qual o real valor do dinheiro? Reflexões como essa sugerem um olhar atento às transações econômicas entre as partes relacionadas que envolvam tanto a utilização de contratos financeiros, bem como outros aspectos no âmbito de finanças das empresas e de suas relações comerciais, societárias e de gestão.
Por um lado, há o papel dos detentores do capital, que, visando agregar valor ao seu patrimônio, realizam transações financeiras concedendo empréstimos e financiamentos aos tomadores do capital, por meio de uma remuneração que seja justa em virtude do tempo. Entretanto, o processo metodológico financeiro e jurídico da transação que envolve contratos financeiros é, na maioria das vezes, pouco conhecido pelo tomador do crédito, que ao tomar decisão, geralmente acata propostas bastante onerosas, em sua maioria unilaterais por parte dos concedentes do crédito.
De outro, há a figura do devedor, que, em maior parte dos casos realiza pouco ou nenhum planejamento econômico-financeiro de suas atividades e da tomada de decisão, o que acarreta, não só o descontrole operacional, como também a incapacidade de honrar compromissos financeiros junto ao credor.
Este é o ponto em que o conflito se instala! De um atraso ocasional a uma cobrança ou execução judicial o devedor começa a entender os riscos inerentes da transação e a onerosidade do valor de seu dinheiro.
Mas há sim alternativa: contar com auxílio de profissional sério e especializado. Eis que surge a Perícia e Auditoria Econômico-Financeira, ramo de conhecimento das ciências econômicas, ministrada como pós-graduação lato sensu, que forma profissionais especialistas ao exercício da função de Perito e Auditor Econômico- Financeiro.
O profissional Perito e Auditor Econômico-Financeiro, tem o papel de: demonstrar com imparcialidade a verdade dos fatos contestados pelas partes; produzir meio de prova preciso, claro e confiável para a solução do conflito; se atentar à objetividade e finalidade dos trabalhos.
Para a execução de seu trabalho este valoroso profissional realiza: exames, análise de dados, investigações em contratos financeiros, investigações em demonstrações financeiras, em escriturações e em livros mercantis, cálculos, observações e diligências, elaborações de tabelas e elaboração de documento técnico conclusivo.
Agrega valor a pedido das partes reduzindo perdas, como assistente técnico, elaborando parecer técnico-financeiro ou laudo pericial-extrajudicial, podendo inclusive, atuar em processos de arbitragens.
No outro polo, é profissional de confiança do magistrado, valoroso, atuando como perito judicial, cujo papel é responder apropriadamente aos quesitos formulados pelas partes acerca do conflito financeiro em litígio, produzindo o Laudo Pericial Financeiro que servirá de base à produção de sentença judicial ou à sua liquidação.
Na área de contratos financeiros, analisa, interpreta, formula modelos técnico-científicos e emite opinião conclusiva sobre: operações de capital de giro; financiamento: de máquinas e equipamentos, agronegócio, à construção civil, à comercialização, cambial; imobiliário; antecipações de recebíveis; cartão de crédito; crédito pessoal; confissões e renegociações de dívidas.
Atua também recuperando créditos judiciais em administração de penhora, realiza planos de recuperação judicial, laudos de viabilidade econômico-financeira e auditoria em processos de recuperação judicial e reestruturação de empresas, bem como realiza avaliação econômico-financeira de empresas (valuation) em demandas de lucros cessantes e/ou uniões ou dissoluções societárias e em direito de família.
Thiago Neves
Graduado em Administração pela PUC-GO, especialista com MBA em Perícia e Auditoria Econômico-Financeira pelo Instituto de Pós-Graduação – IPOG; Especialista em Gestão Financeira pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – Ibmec.