Goiânia Empresas (GO) – A Drogasil se encontra no ranking das farmácias preferidas dos consumidores no período da pandemia, de acordo com o estudo CVA Varejo Drogarias 2021, realizado em março com 5.340 respondentes online.
“Os brasileiros ficaram mais atentos a saúde e as drogarias reforçaram seus serviços, atendimento via e-commerce e mais. Além disso, falamos mais de saúde mental, tratamento de doenças crônicas e bem-estar”, diz o sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da americana CVM Inc, Sandro Cimatti.
Contudo, a pesquisa mostrou ainda que o segmento de drogarias está sendo melhor avaliado pelos consumidores do que outros segmentos da saúde como: Planos de Saúde, Hospitais e Laboratórios.
Sendo que há também recorrência: “o consumidor realiza compra em drogarias 1 vez a cada 15 dias, apresentando variações dependendo da rede”, afirma Cimatti.
A partir dos indicadores, a pesquisa consegue mostrar as melhores drogarias por “força de marca” e “valor percebido”.
“A força da marca mostra a capacidade de atrair clientes e a boa fama”, enquanto que o valor percebido traz outros aspectos como atendimento, rapidez, conveniência, variedade de produtos e mais”, diz Cimatti.
Ranking das farmácias preferidas
Valor Percebido | Força da Marca |
1 – Coop | Drogasil |
2 – São João | Pague Menos |
3 – Venâncio | Droga Raia |
4 – Drogaria 24 horas | São Paulo |
5 – Ultrafarma | Ultrafarma |
6 – Panvel | Pacheco |
7 – Farmais | Preço Popular |
8 – Nissei | Panvel |
9 – Drogasil | Araujo |
10 – Globo | Nissei |
11 – Preço Popular | Ultra Popular |
12 – Droga Raia | Extrafarma |
13 – São Paulo | São João |
14 – Santa Marta | Venâncio |
15 – Pague Menos | Santa Marta |
16 – A Nossa Drogaria | Drogaria 24 horas |
17 – Indiana | Indiana |
18 – Popular (Governo Federal) | Permanente |
19- Extrafarma | Preço Baixo |
20 – Pacheco | Bifarma |
Deste modo, a Drogasil conquistou, então, o primeiro lugar do ranking em Força de Marca, passando, então, a concorrente Pague Menos, líder no ano anterior.
A novidade se deve pelo robusto plano de expansão e negócios junto a Droga Raia, dentro da companhia RD.
Contudo, é importante ressaltar que não basta presença e é preciso ter também bom atendimento e admiração do consumidor.
Já no ranking de Valor Percebido se destacam drogarias regionais como Coop, São João e Venâncio. De acordo com Cimatti, isto acontece pelo caráter que a drogaria tem no Brasil.
“Em grande parte do país o farmacêutico realiza atendimentos como de UBS, ao exemplo de aferir a temperatura e pressão, recomendar um médico especialista, e mais. Este tipo de serviço é bastante valorizado pelo consumidor”.
Compra online
Por conta do isolamento social e aceleração dos serviços online das drogarias, 25,9% dos entrevistados afirmaram fazer compras online.
Em 2019, 21,4% afirmou o mesmo. A região que mais adere esse meio é a Grande São Paulo, onde 47,4% costuma comprar medicamento pela internet, enquanto que na região Norte do país apenas 12% a faz.
Dessa maneira, houve aumento também dos consumidores que aderem aos programas de fidelidade, sendo 34,2% neste ano, versus 31,2% em 2019.
“Contudo, isto mostra um potencial enorme de expansão para as drogarias que pretendem, então, ampliar sua gama de clientes, oferecer comodidade e melhorar a percepção de marca”, diz Cimatti.
Hábitos de consumo
A saber, dos respondentes, 70% procuram, então, as drogarias para comprar medicamentos. E também há o crescimento de dois pontos percentuais na busca de itens de higiene e beleza nos últimos dois anos, chegando, então, a 16%.
Entre os que compram medicamentos, 88% costumam, então, comprar genéricos, sendo a Medley a marca preferida para 60% deles, seguida da NeoQuímica para 52,8% e, por fim, a Eurofarma para 50%.
Legado de 2020: 52% dos consumidores devem continuar comprando on-line.