• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Recorde de vendas abre debate sobre os limites da eletrificação dos veículos

Mercado de veículos leves eletrificados tem, em novembro, o melhor mês da série histórica

STG News Redação por STG News Redação
9 de dezembro de 2024
em Negócios
0
Recorde de vendas abre debate sobre os limites da eletrificação dos veículos

José Cruz/Agência Brasil

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil registrou em novembro o melhor mês da série histórica da ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico), com 17.413 emplacamentos, mas abriu um debate sobre os limites da eletrificação de alguns desses veículos. De janeiro a novembro, os números chegaram a 155.724 e confirmam a previsão da ABVE de que as vendas de eletrificados em 2024 superarão as 160 mil unidades, podendo ficar em torno de 170 mil, o que representaria um aumento de 80% sobre 2023 (93.927).

O mercado de eletrificados segue sob ampla liderança dos veículos plug-in (BEV 100% elétricos e híbridos PHEV), com 72% das vendas, porém novembro registrou um súbito crescimento dos micro-híbridos (MHEV), com baixo grau de eletrificação. Os micro-híbridos atingiram 11,2% das vendas no mês, superando até mesmo os tradicionais híbridos HEV flex (9,1%), que lideraram esse mercado até 2022.

Dúvidas

Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, os números mostram que as vendas de eletrificados se mantêm em crescimento acelerado, em sintonia com o interesse do consumidor. Mas ele alertou que alguns veículos que entraram no mercado nas últimas semanas não necessariamente podem ser considerados eletrificados.

“Temos de avaliar se alguns dos chamados micro-híbridos (MHEV), que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”, disse Bastos

“Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes, em relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex”.

E acrescentou: “será que esses modelos proporcionam ao consumidor uma verdadeira experiência de dirigir um veículo elétrico ou eletrificado?”.

Os 17.413 emplacamentos de leves eletrificados em novembro (BEV+PHEV+HEV+MHEV) representaram um aumento de 7% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2023 (10.601 veículos), o crescimento foi de 62%.

Foi o maior número da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), superando os 16.033 de outubro e os 16.279 de dezembro do ano passado.

De janeiro a novembro de 2024, as vendas chegaram a 155.724, com aumento de 100,6%, sobre o mesmo período de 2023 (77.648). Se a média mensal (14.157) se mantiver em dezembro, as vendas totais de 2024 poderão ficar em torno de 170.000 veículos (93.927 em 2023).

Tecnologias

Os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) mantêm a maior participação no mercado de leves eletrificados. Em novembro, as vendas dessas tecnologias representaram 72% (12.339), enquanto os híbridos convencionais (HEV e HEV flex), mais os micro-híbridos (MHEV), responderam pelos 28% restantes (4.804).

A eletrificação no Brasil tem particularidades em relação às tecnologias dos eletrificados. Por exemplo, os híbridos flex, movidos a gasolina e etanol, e com um motor elétrico de 48V, são encontrados somente no mercado brasileiro.

Outro exemplo são os micro-híbridos flex, que passaram a ser comercializados em outubro. São veículos movidos a gasolina e etanol, com um motor de 12V, que já tinham versões a combustão e agora apresentam-se com uma adaptação para a versão MHEV.

Já os híbridos plug-in (PHEV) totalizaram 6.922 unidades vendidas em novembro, com participação de 40,4% no mercado de eletrificados. Em relação a outubro (5.961), houve um crescimento de 16%. Na comparação com novembro de 2023 (4.003), o aumento foi de 73%.

Os BEV 100% elétricos atingiram 5.417 veículos vendidos em novembro, com uma fatia de 31,6% sobre o total de eletrificados. Na comparação com outubro (6.109), esse segmento teve uma queda de 11%. Sobre novembro de 2023 (3.197), houve um crescimento de 69,4%.

Os HEV convencionais (eletrificados não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 7,8% das vendas (1.330). Já os HEV flex, com 9,1% (1.556), sendo superados em novembro pelos novos micro-híbridos (MHEV), com 11,2% (1.918).

VENDAS NOVEMBRO/24: 17.143 – Participação por tecnologia

  • BEV: 5.417 (31,6%)
  • PHEV: 6.922 (40,4%)
  • HEV:1.330 (7,8%)
  • HEV FLEX: 1.556 (9,1%)
  • MHEV: 1.918 (11,2%)

VENDAS JANEIRO-NOVEMBRO/24: 155.724 – Participação por tecnologia

  • BEV: 57.247 (36,76%)
  • PHEV: 53.488 (34,35%)
  • HEV: 13.650 (8,77%)
  • HEV FLEX: 19.037 (12,22%)
  • MHEV: 12.302 (7,90%).

GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE – Os 5 estados que mais emplacaram eletrificados em novembro:

  • 1º – São Paulo: 5.456
  • 2º – Distrito Federal: 1.1972
  • 3º – Paraná: 1.348
  • 4º – Santa Catarina: 1.067
  • 5º – Minas Gerais: 1.041
Série histórica de vendas de veículos eleves eletrificados no Brasil (BEV+PHEV+HEV+HEV Flex + MHEV)(FONTE: ABVE Data)

Mais informações 

A ABVE disponibiliza em seu site (www.abve.org.br), por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar o número de eletropostos por estado, venda dos cinco principais municípios.

Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado. As informações são atualizadas mensalmente: https://abve.org.br/bi.

_______

LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi

Tags: ABVEBrasília EmpresasMercado automotivomobilidade elétricasustentabilidade
Post Anterior

Goiás registra mais de 82 mil novos beneficiários em planos odontológicos

Próximo Post

Sebrae comemora resultados dos pequenos negócios em Goiás em 2024 e mostra as perspectivas para 2025

Próximo Post
Sebrae comemora resultados dos pequenos negócios em Goiás em 2024 e mostra as perspectivas para 2025

Sebrae comemora resultados dos pequenos negócios em Goiás em 2024 e mostra as perspectivas para 2025

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade